Demonstração de Projetos para o Aprendizado da Física

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Jéssica Natali 1 ; Lueine Vargas de Vargas 2 ; Nicole Dallagnesi 3 ; Sthefany Lopes da Silva 4 ; Rodrigo Poglia 5
1Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (3º ano, T 31), e-mail: jessica.2021301260@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (3º ano, T 31), e-mail: lueine.2021301654@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (3º ano, T 31), e-mail: nicole.2021301841@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (3º ano, T 31), e-mail: sthefany.2021301583@aluno.iffar.edu.br 5Professor, e-mail: rodrigo.poglia@iffarroupilha.edu.br

Esse resumo tem como objetivo apresentar a construção de projetos para aprendizagem e demonstração de conceitos da Física. Esses projetos são elaborações lúdicas realizadas por alunos para a demonstração de conceitos elementares ou aplicações tecnológicas em Feiras de Ciência ou Mostras Científicas realizadas nas escolas. Essas produções apresentam vantagens didáticas sobre a perspectiva tradicional de ensino, possibilitando uma maior interação entre o professor e os alunos e um envolvimento ativo destes no processo de ensino e aprendizagem. Ademais, essas propostas poderão ser futuramente reutilizadas em atividades escolares pelos professores da instituição, para o melhor entendimento dos alunos sobre assuntos relacionados à Física. A construção desses materiais é uma forma simples de explicar à Física no geral, dando destaque a um projeto em especifico que é o espelho de fundo infinito, que consiste em um espelho comum com uma serie de LEDs e uma superfície completamente reflexiva no espaço entre ele e a moldura, assim, a impressão que se tem ao olhar para o objeto e de estar na verdade observando um túnel de profundidade infinita. Os demais projetos são o periscópio, o caleidoscópio e a cadeira de prego. Nos experimentos foram utilizados espelhos, papel de gramatura 230 ou superior, canudos, pregos, LEDs e duas peças retangulares de madeira. A montagem foi realizada no LEPEP (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão) de Física do Instituto Federal Farroupilha, campus Frederico Westphalen, durante 8 semanas. Destacamos a importância de projetos como este para mostrar a importância da participação das mulheres em projetos científicos, as quais, além de superar o ensino rotineiro para entender de forma autônoma os conceitos físicos, aprendendo a montar, planejar, construir e desenvolver projetos com as próprias mãos de forma ativa e colaborativa.

Referências bibliograficas:

ALVARENGA, Beatriz, MÁXIMO, Antonio. Curso de Física Volume 2. São Paulo, Ed. Scipione,2006

BONADIMAN, Helio; AXT, Rolando; BLUMKE, Roseli A. Cadernos Unijuí. Ijuí: Ed.

Unijuí, 2002

GASPAR, Alberto. Física.São Paulo,Ed. Ática, 2008

Palavras chaves: Ensino de Física; Óptica; Demonstrações; Espelhos.

Obs.: Este resumo contém 284 palavras