Cartografia do Campo de Concentração de Auschwitz, Polônia

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Fabiana Damaceno Soares de Oliveira 1 ; Guilherme Bueno Perlin 2 ; Luan Dalmolin 3 ; Marlon Stona Marchesan 4 ; Vitor Gabriel Ketzer Trindade 5 ; Arthur Breno Stürmer 6 ; Elis Angela Botton 7
1Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (1º ano, T 11), e-mail: Fabiana.2023303916@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (1º ano, T 13), e-mail: guilherme.2023305358@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (3º ano, T 33), e-mail: luan.2021301636@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (1º ano, T 11), e-mail: marlon.2023308592@aluno.iffar.edu.br 5Estudante do Curso Téc. em Informática (2º ano, T 24), e-mail: vitor.2021303499@aluno.iffar.edu.br 6Professor, e-mail: arthur.sturmer@iffarroupilha.edu.br 7Professora, e-mail: elis.botton@iffarroupilha.edu.br

Nosso trabalho realizou o mapeamento do campo de concentração de Auschwitz, localizado na Polônia, com o objetivo de elucidar aspectos pouco lembrados do cenário de barbárie e violência nazista. Não se trata apenas de elaborar uma representação tridimensional do campo de concentração em questão, mas de conhecer os bastidores deste triste episódio da história e da geografia mundial, disponibilizando assim, para crianças e jovens de Frederico Westphalen e região, uma nova perspectiva sobre as atrocidades ocorridas lá e conscientizá-las para que não se repita nunca mais. Para a realização do trabalho foi utilizada a metodologia de Paulo Freire (2003), que tem como premissa a formação crítica, dialógica e reflexiva sobre o espaço vivido pelo estudante. Inicialmente fez-se a pesquisa bibliográfica em livros e artigos sobre o nazismo, em seguida foram consultados mapas, plantas e o Google Earth. Na última etapa, foi confeccionado o modelo tridimensional do campo de concentração de Auschwitz. O trabalho de cartografar o campo de concentração polonês conduziu os estudantes para uma análise crítica sobre a realidade da época e que, infelizmente, ainda influencia jovens na atualidade, como é o caso dos grupos neonazistas, com células no Brasil. Ressalta-se que nosso trabalho, trouxe a tona aspectos geopolíticos relacionados aos campos de concentração, a exemplo, a escolha estratégica do local, para a construção de Auschwitz, por estar interligada às linhas férreas de norte a sul, leste a oeste, transportando Judeus, de todas as partes da Europa até o campo de concentração. Ainda, foi possível identificar o uso do conhecimento cartográfico para gerir os campos de trabalho forçado e de extermínio, fato que comprova a premeditação e perversidade dos nazistas. Assim, levar este trabalho para a Mostra Regional de Ciências do Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen corrobora com uma educação contra a barbárie e a construção de caminhos dialógicos com o território de atuação da Instituição.

Referências bibliograficas:

ADORNO, Theodor. Educação após Auschwitz. In: Palavras e sinais. Modelos críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis, Vozes, 1995.

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 27. ed. Rio de Janeiro/RJ: Editora Paz e Terra, 2003.

Palavras chaves: Cartografia, Nazismo, Campo de concentração, Barbárie.

Obs.: Este resumo contém 310 palavras