Uma Proposta Didática para Aulas de Matemática: O Uso de um Jogo Interativo para o Estudo de Expressões Numéricas

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Emanuelly Schuler de Lima 1 ; Ana Queli Mafalda Reis Lautério 2 ; Miriam Ferrazza Heck 3
1Estudante do Curso de Lic. em Matemática, e-mail: schulerdelimaemanuelly@gmail.com 2Professora, e-mail: ana.reis@iffarroupilha.edu.br 3Professora, e-mail: miriamfzh@gmail.com

O presente trabalho apresenta um relato de experiência de uma oficina pedagógica que foi desenvolvida nas disciplinas de Prática no Ensino da Matemática V (PEC V) e Metodologia do Ensino da Matemática II, do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, do Campus Frederico Westphalen- RS. A proposta teve como objetivo, o estudo do componente curricular expressões numéricas, com a abordagem metodológica baseada em jogos matemáticos, tendo ainda, o estudo sobre aspectos da Educação Ambiental. Participaram da oficina alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Bento Gonçalves do Município de Dois Irmãos das Missões- RS. Salienta-se que o jogo foi confeccionado a partir da reutilização de materiais e planejado em conjunto com o plano de aula, o qual foi orientado pelas respectivas professoras das disciplinas. No decorrer da prática de aplicação pedagógica, os alunos foram instigados a cooperar com o desenvolvimento das atividades propostas e ao mesmo tempo refletir sobre aspectos ambientais. O jogo foi intitulado ‘Viagem para Las Vegas da Matemática`, o mesmo recebeu esse nome pois, foi inspirado nos jogos de Cassino da cidade americana de Las Vegas. No decorrer do jogo, a acadêmica girava a roleta da mesa e o número sorteado correspondia a uma expressão numérica que os participantes deveriam resolver e encontrar a solução. Em relação aos resultados obtidos, as autoras consideram que a prática pedagógica ocorreu de forma satisfatória, visto que, os alunos foram participativos e desenvolveram todas as atividades propostas, assim como, conseguiram estabelecer interrelações entre o estudo de expressões numéricas por meio de um jogo envolvendo aspectos da Educação Ambiental. Por fim, acredita-se que trabalhos desta natureza podem ser potencialmente significativos para os alunos, visto que, contribui com a aprendizagem de expressões numéricas de forma lúdica e interativa, assim como, pode proporcionar um espaço de reflexões envolvendo abordagens de aspectos ambientais, como a reutilização de materiais para a aprendizagem de Matemática.

Referências bibliograficas:

AGRANIONIH, N. T.; SMANIOTTO, M. Jogos e Aprendizagem Matemática: uma interação possível. Erechim: EdiFAPES, 2002.

BASSANEZI, R. C. Ensino aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica– Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2008.

BNCC. Base Nacional Curricular Comum. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br// Acesso em: 23 de jun. 2023.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução de Sandra Mallmann da Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

DANTE; L. B. TELÁRIS. PNLD 2020. Matemática – 7º ano 3ª ed. São Paulo, 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 de jul. 2023.

ICNBIO. Disponível em: . Acesso em: 28 de jul. 2023.

MOURA, M. O. de. O jogo e a construção do conhecimento matemático. Série Ideias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. p. 45-53. Disponível em:< http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_10_p045-053_c.pdf>. Acesso em: 21 Jun. 2023.

Palavras chaves: Educação ambiental, ensino fundamental, jogos matemáticos, prática pedagógica.

Obs.: Este resumo contém 322 palavras