E. E. E. B. José Zanatta (Taquaruçu do Sul)
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucléico presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo. Os ácidos nucléicos foram descobertos em 1869, pelo pesquisador Johann Friedrich Miescher e no ano de 1953, James Watson e Francis Crick elucidam a estrutura tridimensional da molécula de DNA, a qual consiste em uma dupla hélice de nucleotídeos (SANTOS, 2021). Isso proporcionou avanços em diversos campos da sociedade. Nos estudos do componente curricular ciências do ensino fundamental muitas vezes torna-se difícil a construção de concepções relevantes para a aprendizagem da Genética (BELCAVELLO, 2022). Por isso, o trabalho com temas relacionados à Genética e DNA em sala de aula possibilita experiências em que os alunos podem contextualizar o assunto associando-o às situações cotidianas. Para tanto, o objetivo deste trabalho foi promover a aprendizagem significativa, a partir de atividades práticas nas aulas de ciências. A metodologia, procedeu-se nas aulas de Genética com a turma do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica José Zanatta, desenvolvendo a prática em laboratório com a extração de DNA de morangos (Fragaria ananassa). O procedimento, utilizando materiais simples para extrair DNA do morango, consistiu em dissociar o tecido do morango, rompendo a parede celular e as membranas plasmáticas e nucleares, removendo as proteínas e o isolamento do DNA. Para a realização deste experimento foi utilizado detergente líquido para desnaturar as membranas lipídicas e água com sal para neutralizar o DNA que precipita ao adicionar álcool gelado, pois estará menos solúvel em solução alcoólica, possibilitando a visualização de aglomerados de DNA. Dos resultados, é possível considerar que atividades práticas são grandes aliadas no momento de apresentar um assunto novo tornando-o mais significativo, pois permite a ampliação dos conhecimentos e a solidificação de conceitos. Após uma sequência de aulas teóricas foi possível desenvolver o conhecimento prévio. Em seguida, a execução de uma atividade prática experimental possibilitou analisar como é realizada a extração de DNA de morangos, desenvolvendo-o através da utilização de materiais alternativos. As práticas laboratoriais despertam nos estudantes o interesse em buscarem mais conhecimentos e construírem os conceitos referente ao tema, associando ao cotidiano, sendo espectadores e ouvintes fazendo parte da prática experimental.
Referências bibliograficas:
BELCAVELLO, Daniel Augusto Bolsanelo; BARBOSA, Manoel Augusto Polastreli. A extração de DNA no ensino de ciências e biologia: desenvolvendo a temática por meio da sequência de ensino investigativo. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, v. 1, n. 14, p. 342-355, 2022. Acesso em: 23 ago. de 2023.
MAGALHÃES, Luiz Felipe Rezende; DO AMARAL, Gabrielle; MULLER, Silva. Extração de DNA de tecidos vegetais como recurso didático-pedagógico: uma proposta de abordagem para o ensino investigativo em atividades remotas. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, v. 3, n. 4, p. 129-148, 2022. Acesso em: 23 ago. de 2023.
SANTOS, P. V. L. .; OLIVEIRA, V. A. D. .; LIMA, C. Y. D. C. .; LIMA, C. D. S. C. .; FARIAS, L. D. N. . CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: EXTRAÇÃO DO DNA DO MORANGO. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 56, 2021. DOI: 10.51189/rema/1284. Disponível em: https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/1284. Acesso em: 23 ago. de 2023.