Além do Horizonte Terrestre: Revelando os Segredos e Cores das Auroras Boreais e sua Influência na Vida na Terra

E. M. E. F. Afonso Balestrin (Taquaruçu do Sul)

Raiane Basso 1 ; Sofia Pedroso Rodrigues 2 ; Arminda Almeida da Rosa 3 ; Gilgia Perini Gambin 4
1Estudante do Ensino Fundamental II, e-mail: raiane.basso@educacao.taquarucudosul.rs.gov.br 2Estudante do Ensino Fundamental II, e-mail: sofia.rodrigues@educacao.taquarucudosul.rs.gov.br 3Professora de Ciências. Doutoranda em Educação (PPGEDU-URI) Bolsista CAPES/Brasil, e-mail: arminda.rosa@educacao.taquarucudosul.rs.gov.br 4Professora de Ciências Educação Básica e Coordenadora Pedagógica, e-mail: gilgia.gambin@educacao.taquarucudosul.rs.gov.br

As auroras boreais são um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera, canalizadas pelo campo magnético terrestre (Mori, 2019; Amery, 2021). A compreensão das auroras boreais transcende sua beleza visual, revelando um fenômeno científico intrigante e oferecendo insights sobre a interação entre o vento solar e o ambiente terrestre. Divulgar esse conhecimento pode ser considerado vital para fomentar a admiração pela natureza cósmica, estimular o interesse, especialmente de estudantes pela ciência e promover a exploração do cosmos. O desenvolvimento deste trabalho objetiva proporcionar uma abordagem didática e visualmente atraente sobre a formação das auroras boreais e sua relação com o campo magnético terrestre. Como proposta metodológica, a partir de estudo bibliográfico e aprofundamento do tema, desenvolvemos um experimento que é capaz de simular a coloração das auroras boreais através do Teste de Chama, que consiste em levar diferentes amostras de sais ao calor da chama, e observado a luz emitida, a partir dos efeitos de seus espectros com base no conceito do modelo atômico de Rutherford-Böhr. Nas auroras boreais, elementos químicos como o oxigênio, emite luz amarela e esverdeada (mais familiar da aurora) e vermelho; o nitrogênio geralmente emite luz azul e violeta∕roxa. Amarelo e rosa são uma mistura de vermelho e verde ou azul (Fogaça, 2023). Outros fatores contribuem para a variação de cores, as quais podem ser observados pelos seres humanos, como a altitude e latitude, além da anatomia ocular (Brotto, 2020). O experimento realizado em ambiente escolar, nas aulas de ciências(1), considerou conhecimentos abordados envolvendo o espectro eletromagnético e sua relação com a vida na Terra, possibilitando melhor compreensão dos conhecimentos em ciências. O conhecimento sobre as auroras boreais despertou o interesse no conhecimento sobre os lugares geográficos em que é possível observar esse fenômeno (Alvarenga, 2021). No que diz respeito ao conhecimento sobre o campo magnético da Terra, foi possível entender o papel fundamental que este exerce na proteção da vida em nosso planeta, tais como: a proteção contra radiações solares, atuando como escudo contra as partículas carregadas do vento solar e os raios cósmicos provenientes do espaço; além de entender como essas partículas e radiações extremamente energéticas podem prejudica a vida na Terra se atingirem a superfície diretamente; a preservação da atmosfera, mantendo a integridade da atmosfera, que poderia afetar as condições climáticas e a habitabilidade do planeta; e a migração de animais, como aves e baleias que dependem do campo magnético da Terra para suas migrações, através da detecção do campo magnético como um guia para navegação a longas distâncias. Ao finalizar este estudo, entendemos o papel crucial do conhecimento científico na preservação das condições que sustentam a vida em nosso planeta, e considerar que sua influência abrange desde a proteção contra radiações solares até a orientação de animais migratórios e a criação de fenômenos visuais notáveis como as auroras boreais.

(1) Desenvolvido inicialmente pelo estudante Gabriel Renato de Souza Silveira, o que inspirou a ampliação do tema para o evento.

Referências bibliograficas:

ALVARENGA. Thayana. Aurora boreal: 8 destinos certeiros para ver o fenômeno mais espetacular do mundo. 2021. Disponível em: https://www.melhoresdestinos.com.br/aurora-boreal.html. Acesso em: 20 ago. de 2023.

AMERY, Fiona. As pessoas que conseguem ‘ouvir’ as luzes da aurora boreal. The Conversation. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-59128273. Acesso em: 20 ago. de 2023.

BROTTO, Marco. Quais são as verdadeiras cores da aurora boreal? (2020). Disponível em: https://auroraboreal.com.br/cores-da-aurora-boreal/. Acesso em: 20 ago. de 2023.

MORI, Letícia. O campo magnético da Terra está se comportando de maneira imprevista - e intrigando cientistas. BBC News. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46825941 . Acesso em: 20 ago. de 2023.

FOGAÇA, Jennifer. Teste de chama. 2023. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/teste-chama-transicao-eletronica.htm. Acesso em: 20 ago. de 2023.

Palavras chaves: Auroras boreais; Atmosfera terrestre; Campo magnético terrestre; Conhecimento científico; Teste de chama.

Obs.: Este resumo contém 505 palavras