E. M. E. F. Afonso Balestrin (Taquaruçu do Sul)
As auroras boreais são um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera, canalizadas pelo campo magnético terrestre (Mori, 2019; Amery, 2021). A compreensão das auroras boreais transcende sua beleza visual, revelando um fenômeno científico intrigante e oferecendo insights sobre a interação entre o vento solar e o ambiente terrestre. Divulgar esse conhecimento pode ser considerado vital para fomentar a admiração pela natureza cósmica, estimular o interesse, especialmente de estudantes pela ciência e promover a exploração do cosmos. O desenvolvimento deste trabalho objetiva proporcionar uma abordagem didática e visualmente atraente sobre a formação das auroras boreais e sua relação com o campo magnético terrestre. Como proposta metodológica, a partir de estudo bibliográfico e aprofundamento do tema, desenvolvemos um experimento que é capaz de simular a coloração das auroras boreais através do Teste de Chama, que consiste em levar diferentes amostras de sais ao calor da chama, e observado a luz emitida, a partir dos efeitos de seus espectros com base no conceito do modelo atômico de Rutherford-Böhr. Nas auroras boreais, elementos químicos como o oxigênio, emite luz amarela e esverdeada (mais familiar da aurora) e vermelho; o nitrogênio geralmente emite luz azul e violeta∕roxa. Amarelo e rosa são uma mistura de vermelho e verde ou azul (Fogaça, 2023). Outros fatores contribuem para a variação de cores, as quais podem ser observados pelos seres humanos, como a altitude e latitude, além da anatomia ocular (Brotto, 2020). O experimento realizado em ambiente escolar, nas aulas de ciências(1), considerou conhecimentos abordados envolvendo o espectro eletromagnético e sua relação com a vida na Terra, possibilitando melhor compreensão dos conhecimentos em ciências. O conhecimento sobre as auroras boreais despertou o interesse no conhecimento sobre os lugares geográficos em que é possível observar esse fenômeno (Alvarenga, 2021). No que diz respeito ao conhecimento sobre o campo magnético da Terra, foi possível entender o papel fundamental que este exerce na proteção da vida em nosso planeta, tais como: a proteção contra radiações solares, atuando como escudo contra as partículas carregadas do vento solar e os raios cósmicos provenientes do espaço; além de entender como essas partículas e radiações extremamente energéticas podem prejudica a vida na Terra se atingirem a superfície diretamente; a preservação da atmosfera, mantendo a integridade da atmosfera, que poderia afetar as condições climáticas e a habitabilidade do planeta; e a migração de animais, como aves e baleias que dependem do campo magnético da Terra para suas migrações, através da detecção do campo magnético como um guia para navegação a longas distâncias. Ao finalizar este estudo, entendemos o papel crucial do conhecimento científico na preservação das condições que sustentam a vida em nosso planeta, e considerar que sua influência abrange desde a proteção contra radiações solares até a orientação de animais migratórios e a criação de fenômenos visuais notáveis como as auroras boreais.
(1) Desenvolvido inicialmente pelo estudante Gabriel Renato de Souza Silveira, o que inspirou a ampliação do tema para o evento.
Referências bibliograficas:
ALVARENGA. Thayana. Aurora boreal: 8 destinos certeiros para ver o fenômeno mais espetacular do mundo. 2021. Disponível em: https://www.melhoresdestinos.com.br/aurora-boreal.html. Acesso em: 20 ago. de 2023.
AMERY, Fiona. As pessoas que conseguem ‘ouvir’ as luzes da aurora boreal. The Conversation. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-59128273. Acesso em: 20 ago. de 2023.
BROTTO, Marco. Quais são as verdadeiras cores da aurora boreal? (2020). Disponível em: https://auroraboreal.com.br/cores-da-aurora-boreal/. Acesso em: 20 ago. de 2023.
MORI, Letícia. O campo magnético da Terra está se comportando de maneira imprevista - e intrigando cientistas. BBC News. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46825941 . Acesso em: 20 ago. de 2023.
FOGAÇA, Jennifer. Teste de chama. 2023. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/teste-chama-transicao-eletronica.htm. Acesso em: 20 ago. de 2023.