A Língua Inglesa e seu uso no Futebol: Uma Garantia de Comunicação Global

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Bernardo Caratti 1 ; Kauã Saldanha 2 ; Maria Júlia Scheid Kurz 3 ; Robson Luís Simão da Silva 4 ; Gabriela Schmitt Prym Martins 5
1Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (1º ano, T 13), e-mail: bernardo.2023300398@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (1º ano, T 12), e-mail: kaua.2023309900@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (1º ano, T 12), e-mail: maria.2023308556@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (1º ano, T 12), e-mail: robson.2023309230@aluno.iffar.edu.br 5Professora, e-mail: gabriela.martins@iffarroupilha.edu.br

Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira a língua inglesa é usada no mundo do futebol como forma de comunicação e de interação global. Para tanto, usaremos como corpus dessa pesquisa bibliográfica e documental vídeos publicados na internet, como no instagram, youtube, entre outros, de jogadores de futebol de diferentes nacionalidades falando a língua inglesa. Ao assistirmos aos vídeos, percebemos a importância do inglês no mundo dos esportes e conseguimos entender porque essa é a língua mais utilizada nas comunicações mundiais, tendo, portanto, um status de língua franca, ou seja, de língua global. Dentre os 3 atletas pesquisados, todos utilizam a língua inglesa para sua comunicação, dentro e fora de campo, dando entrevista para diversas emissoras de TV de diferentes países, convivendo entre si em times internacionais e participando de campeonatos, tais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que usam a língua inglesa como forma de comunicação. Infelizmente, alguns deles, inclusive, sofreram situações de preconceito por conta de suas nacionalidades. Portanto, concluímos que saber inglês é um dos passos mais importantes na carreira de um atleta que visa competir a nível mundial, já que a fluência na língua facilita o acesso a informações e destaca o profissionalismo do atleta.

Referências bibliograficas:

FINCO, Mateus David; HERPSON, Jérémie. Learning English Through Sports: an Interdisciplinary Project With Field Hockey and Language. Anais do VI CLAFPL –

Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, p. 611-619, 2016.

GAUDEDA, Emily Oksana Ribeiro; ALBINI, Andressa Brawerman. O uso de vídeo na prática de listening na aula de língua inglesa. LínguaTec, v. 4, n. 2, p. 119 -147, nov. 2019.

Palavras chaves: Comunicação. Futebol. Língua Franca. Língua Inglesa.

Obs.: Este resumo contém 203 palavras