Formação Científica e Protagonismo Juvenil: Um Olhar sobre o Ensino Médio

URI - Campus Frederico Westphalen

Edivanda Gambin Albarello 1 ; Claudionei Vicente Cassol 2
1 e-mail: edivandagambin@hotmail.com 2 e-mail: cassol@uri.edu.br

A dissertação estuda a relação entre a formação científica e o protagonismo juvenil a partir da proposta da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCCEM). O objetivo é compreender como a BNCCEM contribui para o desenvolvimento integral e o protagonismo dos/as jovens. Aborda diferentes questões ao longo de cinco capítulos. O primeiro apresenta o tema, os objetivos, as questões norteadoras e o estado do conhecimento. A indagação central versa sobre as contribuições da proposta de formação científica da BNCCEM para o protagonismo e desenvolvimento integral das juventudes. Indagações adicionais são formuladas para direcionar a investigação e abrangem concepções de formação científica, abordagens de protagonismo juvenil e integração entre conhecimento científico e protagonismo no Ensino Médio. O segundo capítulo realizada uma análise da importância do conhecimento científico na formação dos/as jovens do Ensino Médio. As propostas e diretrizes da BNCCEM são examinadas e se questiona se, efetivamente, promovem o protagonismo juvenil. Nesse momento, a reflexão considera a diversidade de culturas nas escolas. No terceiro capítulo, intitulado “O documento da BNCC e as compreensões de juventudes: possibilidades de desenvolvimento de protagonismo?”, a tematização se dá a partir das concepções de protagonismo juvenil e suas relações com a proposta da BNCCEM. As competências gerais da BNCCEM são questionadas para compreender como estão relacionadas ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e à formação integral dos/as estudantes. No quarto capítulo é explorada a proposta curricular da BNCCEM no destaque dado à interligação das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e seu papel para fortalecer o conhecimento científico e estimular o protagonismo juvenil. São discutidos desafios e realizadas críticas à implementação da BNCCEM, para considerar a redução de disciplinas clássicas e a necessidade de oferecer itinerários formativos atrativos. No quinto e último capítulo são otimizadas as considerações finais, buscou-se ressaltar a importância do preparo dos/as professores/as para auxiliar os/as alunos/as em suas escolhas e projetos de vida, a valorização das manifestações culturais juvenis e a transmissão do conhecimento científico. Destaca-se a necessidade de um debate amplo e aprofundado sobre a BNCCEM, que envolva diferentes agentes da comunidade educacional. A dissertação menciona aspectos como a melhoria dos currículos locais, formação inicial e continuada e valorização dos/as professores/as, infraestrutura adequada e valorização da diversidade. Essas considerações finais destacam a importância da formação docente adequada, do trabalho interdisciplinar e do uso de metodologias adequadas de ensino, capazes de potencializar as relações de aprendizado. Em estudo estão elementos fundamentais para promover uma educação que valorize o protagonismo juvenil, promova formação científica sólida e encaminhe os/as alunos/as para experiências e vivências significativas.

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Palavras chaves: Palavras-chave: Ensino Médio; Protagonismo Juvenil; Conhecimento Científico; Políticas Públicas; BNCCEM.

Obs.: Este resumo contém 422 palavras