Daltonismo: Inclusão de Crianças Daltônicas no Meio Educacional

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Eloisa Bortolini Leitão 1 ; Emanuelly de Oliveira 2 ; Letícia da Conceição Sperling 3 ; Monique Pacheco De Souza 4 ; Davi Silva Dalberto 5
1Estudante do Curso Téc. em Administração (T 25), e-mail: eloisa.2021317538@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Administração (T 25), e-mail: emanuelly.2022309601@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Administração (T 25), e-mail: leticia.2021321094@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Administração (T 25), e-mail: monique.2021300450@aluno.iffar.edu.br 5Professor do IFFar - FW, e-mail: davi.dalberto@iffarroupilha.edu.br

O daltonismo é uma deficiência que não permite o reconhecimento das cores, onde o indivíduo não consegue identificar determinados ou todos os tons de uma respectiva cor. O distúrbio se caracteriza pela dificuldade de diferenciação de tons de cores devido a uma irregularidade na percepção visual. Isso ocorre devido ao mau funcionamento dos cones oculares, células fotorreceptoras da retina. Quando é parcial, a pessoa percebe as cores numa tonalidade mais fraca. Ela reconhece as tonalidades, mas sente deficiência em alguns tons. Enquanto na forma completa, o indivíduo não enxerga uma cor específica. Achamos válido pesquisarmos estudos dos quais nos trouxessem maneiras de apresentar uma abordagem para o ensino das cores para crianças daltônicas, juntamente com aplicações de jogos, técnicas e estímulos. Tendo isso em vista, quanto mais cedo os pais e responsáveis descobrirem essa patologia em seus filhos, mais bem o fará, pois os prejuízos do aluno com daltonismo serão amenizados. Buscamos investigar as técnicas citadas para identificar o Daltonismo em crianças e compreender a importância do diagnóstico precoce durante a educação infantil. Nossa pesquisa busca estudos que possam orientar professores e mestres em educação infantil a ensinar crianças daltônicas de uma forma que possam fazer atividades “normais” e se sentirem incluídas no mundo escolar. Formas de enxergarem as cores dos lápis e que possam pintar seus desenhos da mesma maneira com que crianças que não são daltônicas pintam. A sociedade deve compreender e estar ciente de que crianças daltônicas precisam se sentir confortáveis e sociáveis no mundo escolar infantil. A investigação foi realizada através de pesquisa bibliográfica, buscando artigos científicos indexados na plataforma “Google Scholar”. Nessas leituras, percebemos que a formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia, apesar de oferecer disciplinas voltadas à inclusão da pessoa com deficiência, não aborda questões relativas ao daltonismo, e que assim, educadores não possuem conhecimento e preocupação com o assunto para ensinar crianças daltônicas de maneira com que a dificuldade não seja refletida na aprendizagem. Deixando claro que o desenvolvimento dos alunos é muito mais rico e estimulante, com a especialização dos profissionais propondo um ambiente acolhedor para todas as crianças nos espaços educativos. Pois as consequências da exclusão pela qual passam os alunos, alteram inclusive sua autoestima e desestimulam o interesse pelo aprendizado em geral. Dessa forma, foram propostos como material de ensino, jogos didáticos e maneiras de identificar as cores através símbolos, para que assim ocorra a inclusão. Concluímos que há uma demanda a ser atendida, porque ainda não há um planejamento específico para crianças com daltonismo. No entanto, reflexões acerca do assunto estão sendo feitas e há perspectivas de propostas pedagógicas surgirem para cobrir essa lacuna.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: pedagogia, jogos didáticos, séries iniciais, visão

Obs.: Este resumo contém 458 palavras