História do Teatro - Características do Teatro Grego

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Analy Silveira Becker 1 ; Fernando Cezar Haas 2 ; Gabriel Reis 3 ; Lucas Orlando Prass Wegner 4 ; Mariane Martins Rapôso 5
1Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 11), e-mail: analy.2022319546@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 11), e-mail: fernando.2022313195@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 11), e-mail: gabriel.2022313426@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 11), e-mail: lucas.2022313838@aluno.iffar.edu.br 5Professora do IFFar - FW, e-mail: mariane.raposo@iffarroupilha.edu.br

O objetivo do presente trabalho é compreender como surgiu o teatro e conhecer a história deste ramo das Artes Cênicas. O interesse por essa temática surgiu a partir de um trabalho desenvolvido para a disciplina de Artes no Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen. Os alunos foram desafiados a criar peças teatrais baseadas em contos da literatura clássica brasileira. Esse trabalho gerou a dúvida sobre como essa forma de arte surgiu. Assim, foi proposta uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Nela, descobriu-se que o teatro sempre existiu na história da humanidade. Ele representa uma forma de expressão de sentimentos, de contar histórias ou até mesmo louvar deuses. Supõe-se que na Pré-História já existiam encenações, provavelmente baseadas em imitações de animais e cenas do cotidiano e relatos dos acontecimentos. O teatro começou a tomar o formato que conhecemos atualmente na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa civilização eram realizados cultos ao deus Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, ao vinho e à diversão. Dada a relevância histórica do teatro grego, as pesquisas se concentraram nesse período. Foi possível descobrir que o termo teatro vem de theatron, que em grego significa “local onde se vê” ou “lugar para olhar”. O teatro grego era formado por diversos elementos, cenários e figurinos. Além das da presença de júris, eles apresentavam músicas, danças e mímicas. As peças se dividiam em tragédias e comédias. Entre os principais autores do teatro grego e suas obras encontram-se Eurípides (As Troianas), Aristófanes (com sua Lisístrata), Sófocles (autor da famosa história Édipo Rei), Ésquilo (que escreveu Prometeu Acorrentado) e Menandro. Conclui-se que para os gregos, ir ao teatro representava um grande acontecimento, que aos poucos, foi tomando conta da vida social dos habitantes. Sua importância chegou a tal nível que influencia a cultura ocidental até os dias atuais, desde o formato das peças até a estrutura de espaços de apresentação.

Referências bibliograficas:

AIDAR, L. Teatro grego. In Toda Matéria. 2022. Disponível em https://www.todamateria.com.br/teatro-grego/. Acesso em 26 de agosto de 2022.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO. História do Teatro: tudo sobre a origem e evolução da arte da encenação. 2022. Disponível em https://conhecimentocientifico.com/historia-do-teatro/. Acesso em 26 de agosto de 2022.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ. Breve história do teatro. 2022. Disponível em http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=179. Acesso em 27 de agosto de 2022.

WIKIPÉDIA. Menandro. 2022. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Menandro. Acesso em 27 de agosto de 2022.

Palavras chaves: Teatro; história do teatro; teatro grego antigo.

Obs.: Este resumo contém 313 palavras