Desenvolvimento Microbiano em Alimentos: Análise dos Fatores Associados em Prática de Monitoria Escolar

E. E. E. B. José Zanata (Taquaruçu do Sul)

Francisco Da Rosa Dalpiva 1 ; Gabriela Da Silva 2 ; Isadora Augusto Ficanha 3 ; Maria Isabely Dos Santos Siqueira 4 ; Arminda Almeida Da Rosa 5 ; Clarisse De Fátima Guerra Liberalesso 6
1Estudante., e-mail: francisco-dpiva@educar.rs.gov.br 2Estudante, e-mail: gabriela-dsilva@educar.rs.gov.br 3Estudante, e-mail: isadora-aficagna@educar.rs.gov.br 4Estudante, e-mail: maria-idssiqueira@educar.rs.gov.br 5Doutoranda em Educação (PPGEDU-URI). Professora de Ciências Educação Básica. Bolsista CAPES/Brasil, e-mail: arminda-adrosa@educar.rs.gov.br 6Professora de Ciências - orientadora, e-mail: clarisseliberalesso@gmail.com

Variados são os fatores que interferem na conservação dos alimentos, sendo que sua conservação está diretamente relacionada à capacidade de sobrevivência ou de multiplicação dos microrganismos presentes nesses alimentos. Esses fatores são classificados como intrínsecos ou extrínsecos. Aos intrínsecos, estão relacionados: A atividade de água dos alimentos, Os nutrientes dos alimentos, Os constituintes antimicrobianos dos alimentos, O PH dos alimentos, As estruturas biológicas dos alimentos, A microbiota dos alimentos. Aos extrínsecos: A temperatura, O oxigênio, A umidade relativa, A presença de gases no meio. (TEIXEIRA, 2022). Diante desses aspectos, conhecer e poder controlar de alguma forma esses fatores relacionados é uma alternativa importante para a preservação e conservação da qualidade dos alimentos destinados à alimentação, além de garantir a sua qualidade nutricional e segurança alimentar, à alimentação humana, especialmente. A realização deste estudo tem como objetivo analisar os fatores que influenciam no desenvolvimento microbiano em alimentos e entender aspectos relacionados à preservação e conservação. Inicialmente foi realizado um estudo bibliográfico para entendimento dos conceitos fundamentais relacionados aos microrganismos, consistindo das aulas de ciências como ponto de partida. O grupo de estudo, constitui-se de monitores voluntários, que atuam no laboratório de ciências da escola onde estudam, e que desenvolvem atividades práticas, sob orientação da professora regente. Além dessas atividades, desenvolvem ações práticas para estudantes do Ensino Fundamental I, no turno inverso ao seu turno de estudo, acompanhados e orientados por professores responsáveis. Para o desenvolvimento do procedimento de análise, o grupo de estudos, desenvolveu no laboratório de ciências da escola, um roteiro de observações consistindo de diferentes alimentos, à base de leite e carboidratos. Os alimentos foram colocados sob diferentes condições de temperaturas, com presença e ausência de luz. As placas de petri foram utilizadas para o desenvolvimento microbiano. Foram utilizadas lâminas para observação ao microscópio. Dos resultados obtidos, constatou-se o desenvolvimento de diferentes grupos de fungos, como Rhizopus e Penicillium, especialmente. Das condições de desenvolvimento, observou-se variações entre os ambientes claro e escuro, presença e ausência de umidade, além da influência da temperatura. A atividade desenvolvida, apresentada para os estudantes consistindo as turmas 4º, 5º e 7º ano, da escola, proporcionou muita curiosidade, ao mesmo tempo em que muitas dúvidas foram sanadas em relação ao cuidado que se tem que ter com a higienização das mãos e dos alimentos para preservação da saúde. Considera-se, portanto, que o trabalho desenvolvido, como suporte pedagógico prático tem contribuído para o desenvolvimento de saberes e aprendizagens significativas nas crianças e adolescentes. Para além disso, a construção do conhecimento pelos monitores, e o interesse pela ciência tem sido um dos fatores mais relevantes.

Referências bibliograficas:

TEIXEIRA, Silvana. Fatores que interferem na conservação dos alimentos. Disponível em:

https://www.cpt.com.br/artigos/fatores-que-interferem-na-conservacao-dos-alimentos#:~:text=Faixas%20de%20temperatura%20entre%205,microrganismos%20e%20deteriora%C3%A7%C3%A3o%20dos%20alimentos. Acesso em: 28 ago. 2022.

Palavras chaves: Alimentos, Microrganismos, Monitoria voluntária escolar, Saúde.

Obs.: Este resumo contém 428 palavras