E. E. E. B. José Zanata (Taquaruçu do Sul)
As redes de comunicação ao redor do mundo possibilitaram, ao longo dos anos, uma aproximação e facilidade ao acesso de informações pela população mundial. Por meio de artefatos tecnológicos, as informações percorrem grandes distâncias em um curto espaço de tempo. A conexão que se dá através da rede de internet, tem sido uma das mais significativas tecnologias desenvolvidas pela humanidade. Esta tecnologia que permite a uma mensagem atravessar milhares de quilômetros até uma notificação em um telefone celular, através de cabos de fibra óptica, com espessuras muito finas e que se encontram enterradas no fundo do oceano (PAYÃO, 2015), tem sido tema de grande interesse e curiosidade. Atualmente, os cabos submarinos são responsáveis por 99% das comunicações transoceânicas (entre locais separados por um oceano) feitas em todo o mundo. Com fibra óptica, os cabos conseguem transmitir dados como voz, imagens e mensagens. (AUGUSTO, 2019). Diante disso, surgem vários questionamentos e dúvidas, em geral, entre adolescentes e jovens que buscam compreender o funcionamento dessa tecnologia da internet: Como a internet liga o mundo todo? Como a internet atravessa o oceano? Onde ficam os cabos de internet do mundo? Como é feita a conexão da internet entre os continentes? Do que são feitos os cabos que levam as informações? Como as informações são propagadas ao longo de um meio físico? E do que são feitos os cabos de fibra óptica? Diante disso, este estudo tem como objetivo gerar conhecimento sobre o funcionamento da comunicação em rede de internet a partir da transmissão de dados por cabos de fibra óptica. O desenvolvimento da prática, baseou-se em estudo bibliográfico de aprofundamento teórico, e a montagem de uma maquete, adaptada com uso de materiais alternativos, para demonstração da rede por cabos de fibra óptica ao redor do planeta Terra, sendo desenvolvido em ambiente escolar. O desenvolvimento da atividade, parte de uma iniciativa de estudantes do ensino fundamental II, que integram um grupo de monitores voluntários que atuam no laboratório de ciências da escola onde estudam. As práticas são desenvolvidas para os colegas da série em que fazem parte, além da monitoria realizada para estudantes do Ensino Fundamental I, no turno inverso, sob orientação dos professores regentes. Os resultados do trabalho, como suporte pedagógico prático tem contribuído para o desenvolvimento de saberes e aprendizagens significativas nas crianças e adolescentes. Para além disso, a construção do conhecimento pelos monitores, e o despertar para a ciência tem sido um dos fatores mais relevantes dessa prática.
Referências bibliograficas:
AUGUSTO, Thaís. Cabos submarinos: Como funciona a tecnologia que conecta pessoas e continentes. Canalthech. Fevereiro de 2019. Disponível em: https://canaltech.com.br/telecom/cabos-submarinos-como-funciona-a-tecnologia-que-conecta-pessoas-e-continentes-133033/. Acesso em: 28 ago. 2022.
PAYÃO, Felipe. Tecmundo. Outubro de 2015. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/internet/88583-mapa-veja-cabos-rede-submarinos-mundo.htm. Acesso em: 28 ago. 2022.