IFFar - Campus Frederico Westphalen
Nesta prática buscou-se revisar cálculos com frações realizando a construção de exercícios com as operações de frações. Para que este trabalho fosse possível, a dinâmica de conteúdos ocorreu por meio de um jogo didático conhecido como Boliche de Frações. Após a observação de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, ficou perceptível a dificuldade dos mesmos na interpretação de problemas e na realização de cálculos de soma, subtração, multiplicação e divisão de frações. Tendo como metodologia a sequência didática, foram revisados os conteúdos envolvendo frações e realizadas atividades com jogos. Para o desenvolvimento do jogo utilizou-se garrafas pet e uma bola. Em cada garrafa existia uma fração escrita em papel e colada na mesma, a bola foi feita com jornal reciclado. A dinâmica do jogo era derrubar as garrafas com a bola e sortear uma carta que continha uma operação. Um estudante realizava os cálculos e o jogo reiniciava até completar 5 rodadas. A turma foi dividida em grupos de 3 a 5 estudantes o que tornou o jogo competitivo e dinâmico. Em um primeiro momento as questões trouxeram muitas dúvidas e deixaram eles confusos, pois o conteúdo era um grande obstáculo, vindo de uma situação agravada no período da pandemia do Covid-19, onde boa parte das aulas ocorreram a distância. Depois que as questões foram realizadas e sanadas todas as incertezas a turma ficou curiosa para saber mais sobre o jogo, que trouxe animação. Os alunos disputavam as jogadas e sempre queriam tirar cartinhas que tivessem operações, de certa forma, mais fáceis para se utilizar com frações. No final, quando avisamos que os resultados encontrados precisavam ser somados para termos uma pontuação final, a turma ficou séria e concentrada. Com a oficina, conseguimos definir maneiras muito interessantes de se trabalhar com pré-adolescentes e ideias didáticas que fazem com que a reação dos alunos seja positiva, instigadora e proveitosa. Desta forma os alunos saem da zona de conforto, do “padrão” de estudar e criam estratégias para melhorar seus resultados. Além de desenvolver um trabalho cooperativo na turma, onde entre os próprios alunos ocorre a mediação de conhecimentos.
Referências bibliograficas: