Música e Sensações

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Amanda Alves Zancan 1 ; Ana Júlia De Freitas 2 ; Catherine Tres Cichelero 3 ; Luana Piacentini 4 ; Mariane Martins Rapôso 5
1Estudante do Curso Téc. em Administração (T 15), e-mail: amanda.2022300070@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Administração (T 15), e-mail: ana.2022319582@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Administração (T 15), e-mail: catherine.2022300123@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Administração (T 15), e-mail: luana.2022301069@aluno.iffar.edu.br 5Professora do IFFar - FW, e-mail: mariane.raposo@iffarroupilha.edu.br

Esta pesquisa tem como proposta a análise das relações de adolescentes com a música e como esta influencia suas emoções e sensações. As relações entre música e sentimentos, assim como a sua influência nas emoções humanas foi objeto de diversos estudos e teorias no campo de estudo da Música (Lima, 2015). Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Em seguida, foi proposta a realização de um levantamento com os estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição sobre suas relações com música, aliando as questões sobre suas relações com análises de fruição musical dos mesmos. Como instrumento para a coleta de dados, será utilizado o questionário online, que será aplicado em aulas de Artes, associando a pesquisa em questão com o conteúdo que será desenvolvido nesta unidade de aulas. O questionário será disponibilizado por meio do aplicativo Google Docs, em função da facilidade de acesso e possibilidade de aplicação em tempo real. Além desse recurso evitar o desperdício de recursos como papel e impressões, enumera-se ainda como vantagem os resultados da pesquisa pelo Google Forms, pois estes se organizam em forma de gráficos e planilhas, proporcionando um resultado quantitativo de forma mais prática e organizada, facilitando a análise dos dados (MOTA, 2019, p.373). Os exemplos que serão utilizados nas questões de fruição musical deverão abranger os seguintes critérios: uma música triste; uma música agitada; uma música alegre; uma música calma; usando ritmos diversos.

Espera-se como resultados verificar se as relações de adolescentes com a música se confirmam; que momentos do cotidiano desses indivíduos são permeados por música; que sentimentos são relacionados às músicas ouvidas por eles; e que sentimentos e pensamentos eles atribuem às músicas propostas na etapa de fruição musical.

Referências bibliograficas:

LIMA, S. A. A Música e os Sentimentos Humanos. In: Revista Interdisciplinaridade n.7. Ps. 99-102. Out 2015. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/24884. Acesso em 29 de agosto de 2022.

Mota J.S. Utilização do google forms na pesquisa acadêmica. In: Revista Humanidades e Inovação v.6 n.12. Ps. 372-380. Set 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106. Acesso em 24 de agosto de 2022.

Palavras chaves: Música e sentimento. Música e adolescência. Estilos musicais.

Obs.: Este resumo contém 287 palavras