Projeto Harpa a Laser

IFFar - Campus Frederico Westphalen

João Artur Tonial 1 ; Jonathan Vinícius Lüsch 2 ; Tobias Cadoná Marion 3 ; Victor Angelo Albarello Vieira 4 ; George Rodrigo Souza Gonçalves 5
1Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 33), e-mail: joao.2020303912@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: jonathan.2020302960@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: tobias.2020303233@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: victor.2020303260@aluno.iffar.edu.br 5Professor do IFFar - FW, e-mail: george.goncalves@iffarroupilha.edu.br

A Harpa, assim como a Lira, é um dos instrumentos mais antigos da humanidade. Possui forma de um triângulo, é composta por cordas, que possuem tamanhos diferentes entre si, se posicionam de forma perpendicular à tampa da caixa de ressonância. Estas cordas são atadas por cravelhas - uma peça enrolada na parte superior das cordas de um instrumento para que elas sejam tensionadas. A teoria mais aceita é de que este instrumento provavelmente surgiu a partir dos arcos primitivos que eram usados para caçar. Ao disparar com o arco, o homem primitivo percebeu que um som era produzido quando seus dedos tocavam as cordas. O próprio formato da harpa reflete a forma do arco. Com o passar dos anos, a harpa passou por mudanças em seu formato e na contagem, chegando ao formato atual. O seu som é inebriante, sendo impossível de traduzir verbalmente. Ela é tocada por meio de um método denominado dedilho, onde o som é criado através da vibração das cordas quando elas são tensionadas pelos dedos do instrumentista. A harpa desenvolvida para o projeto, conta com um sistema que emite um feixe de laser e, quando esse feixe luminoso for interrompido pelos dedos do usuário, um som será emitido. Foram utilizados um diodo laser para emular cada corda, totalizando oito diodos e consequentemente cada laser associado a uma nota musical, ao interromper o feixe de luz do laser, um sensor identifica essa interrupção luminosa passando essa informação para um Microcontrolador do Arduino presente em um Arduino Mega, o mesmo enviará um sinal de saída do som o qual será executado, reproduzindo assim as notas musicais. Para o desenvolvimento da harpa, além dos lasers e arduíno, foram utilizados sensores, resistores, botões para luz e som, display numérico, LEDs de cores verde e amarelo, entre outros hardwares. Recentemente passamos por uma pandemia, e de acordo com Daron Acemoglu, economista do Massachusetts Institute of Technology (MIT), todos os processos de atualização tecnológica refletem em uma tendência de mercado oriunda de crises. “A automação ocorre mais rápido durante as recessões e costuma ser mais incorporada posteriormente”, nesse sentido, o projeto harpa a laser tem como objetivo demonstrar que é possível haver a inclusão da tecnologia substituindo ou aprimorando recursos existentes, até mesmo para instrumentos musicais.

Referências bibliograficas:

ANA LUCIA SANTANA. InfoEscola. Harpa. São Paulo, SP: InfoEscola, 2015. Disponível em: https://www.infoescola.com/musica/harpa/. Acesso em: 25 ago. 2022.

WIKI. Wikipedia. Harpa laser. São Paulo, SP: Wiki, 2011. Disponível em: https://pt.frwiki.wiki/wiki/Harpe_laser. Acesso em: 25 ago. 2022.

CARLOS MARTINS . Aberto até de madrugada. Como fazer uma Harpa Laser. São Paulo, SP: Aberto até de madrugada, 2016. Disponível em: https://abertoatedemadrugada.com/2013/11/como-fazer-uma-harpa-laser.html. Acesso em: 25 ago. 2022.

IGOR SHIMABUKURO. Olhar digital. Acelerada pela pandemia, automação ameaça substituir mão de obra humana. São Paulo, SP: Olhar digital, 2021. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2021/06/07/pro/com-pandemia-automacao-pode-substituir-trabalho-humano/. Acesso em: 25 ago. 2022.

Palavras chaves: Harpa; Tecnologia; Arduíno; Eletrônica; Programação.

Obs.: Este resumo contém 375 palavras