Explorando o Teodolito na Aprendizagem da Trigonometria em Triângulos

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Guilherme Michel Sieben 1 ; Luan Saraiva Molinari 2 ; Rafael Michel Sieben 3 ; Ana Queli Mafalda Reis Lautério 4
1Estudante do Curso Téc. em Informática (T 24), e-mail: guilherme.2021301224@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Informática (T 24), e-mail: luan.2020321821@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Informática (T 24), e-mail: rafael.2021316924@aluno.iffar.edu.br 4Professora do IFFar - FW, e-mail: ana.reis@iffarroupilha.edu.br

Este trabalho é da disciplina de matemática, sobre o conteúdo de trigonometria no triângulo retângulo e triângulo qualquer, que consiste em analisar a relação existente entre os ângulos de um triângulo e o comprimento dos seus lados. Para explorar os conceitos trigonométricos de forma prática, construímos um teodolito caseiro utilizando um pedaço de papelão, um transferidor, um canudo, uma tampa e uma tacha para fixar. O teodolito é um instrumento utilizado para medir ângulos verticais e horizontais, auxiliou desde os antigos navegadores e ainda hoje auxilia topógrafos e engenheiros a medir distâncias inacessíveis, através do valor do ângulo e a distância do ponto de medição até o objeto desejado, bastando utilizarmos a relação trigonométrica adequada para determinarmos uma altura ou distância inacessível. Sabendo disso, elaboramos duas situações em que era necessário a utilização do teodolito para medir ângulos, calcular e encontrarmos medidas que satisfizessem as situações. Este trabalho nos ajudou na compreensão do conteúdo sobre cálculos na área da trigonometria, identificando situações cotidianas em que a matemática se faz presente.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Matemática, Trigonometria, Teodolito.

Obs.: Este resumo contém 170 palavras