Xadrez na Escola: Uma Nova Alternativa Pedagogica no Desenvolvimento de Habilidades e Competências

Col. E. Dr. Dorvalino Luciano de Souza (Cerro Grande)

Andrei Borges Bianchetto 1 ; Luis Gustavo Moi 2 ; Maicon Perreira Rodrigues 3 ; Mariana Alberti 4 ; Alberto Moi 5 ; Silvania Bianchetto Fedrigo 6
1Estudante, e-mail: betomoiii@gmail.com 2Estudante, e-mail: betomoiii@gmail.com 3Estudante, e-mail: betomoiii@gmail.com 4Estudante, e-mail: betomoiii@gmail.com 5Professor, e-mail: betomoiii@gmail.com 6Professora, e-mail: betomoiii@gmail.com

Tendo o xadrez como uma atividade em classe ou extraclasse, como modalidade intelectual e esportiva, foram adquiridos importantes conhecimentos, que justificam sua existência milenar. Na matemática, tem base de linguagem técnica estimulando o pensamento organizado e habilidades cognitivas, fundamentais no desenvolvimento do indivíduo. Na modalidade esportivo-física, estimula a competição saudável, o trabalho em equipe, proporcionando prazer em sua prática. Está atividade muitas vezes tem uma passagem rápida em aulas, pois, alguns professores não possuem suporte necessário para o seu desenvolvimento. O jogo de xadrez conquistou cultura e costumes pelo mundo, é impulsionador da imaginação, auxilia na capacidade de memorização, concentração e raciocínio lógico. A reutilização de materiais vem conquistando cada dia mais espaço, possibilitando a produção de novos produtos com custos mais baixos. Para o desenvolvimento deste projeto o design das peças é de madeira em tamanho médio de 50 cm, desenvolvidas para jogo de tabuleiro gigante. A base, denominada tabuleiro, é de lona plástica reaproveitada, medindo 16 m² a qual será dividida em 64 quadriculados de tamanhos iguais, dividido em cores claras e escuras com pintura realizada com sobras de tinta, caracterizando o formato similar ao tabuleiro de xadrez. Este jogo gigante oferecerá novos aspectos visuais e culturais ao ambiente escolar, desafiando o envolvimento estudantil em horários extraclasse ou intervalos, aguçando a curiosidade e a tomada de decisões, respeitando regras e definições. Com isso, este projeto pretende mostrar para comunidade escolar que o xadrez não é apenas um jogo comum, mas sim, um método de firmamento intelectual e social do desenvolvimento humano, contribuindo assim, no aprendizado e no respeito ao meio ambiente.

Referências bibliograficas:

[1] www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ / GESSI, 2014

[3] www.recantodasletras.com.br/ / SILVA, 2008

[4]https://mundoeducacao.uol.com.br/educacaofisica/xadrez.htm#:~:text=O%20surgimeTo%20do%20xadrez%20se,que%20prov%C3%AAm%20o%20nome%20xadrez/ DANTAS, 2022

[6] https://caminhosdoxadrez.home.blog/2019/10/26/xadrez-gigante-uma-forma-divertida-de-jogar/ / ABREU, 2019

[7]http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1261 / SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ, 2022

[8] https://www.colegiosanrafael.com.br/xadrez.php / COLÉGIO SAN RAFAEL, 2011

[9]https://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio_(xadrez)#:~:text=O%20jogador%20faz%20o%20seu,flecha%2C%20termo%20usado%20no%20Brasil / WIKIPEDIA, 2020

Palavras chaves: Habilidade, Competência, Reaproveitamento, Concentração

Obs.: Este resumo contém 264 palavras