IFFar - Campus Frederico Westphalen
A arte abstrata surgiu no começo do século 20 na Europa. Esse estilo apresenta uma nova forma de ver o mundo e representar ideias por meio da arte. O artista Arshile Gorky afirma que “a abstração permite que o homem veja com sua mente o que ele não pode ver fisicamente com seus olhos” (Varella, 2022). Este trabalho tem como objetivo fazer uma contextualização da arte abstrata. Assim, pretende-se compreender qual a sua definição, como surgiu, como ela é representada, seus principais artistas e obras mais representativas e como ela está presente em nosso cotidiano. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico em livros didáticos de Arte e em sites. Desse levantamento, sintetizou-se as principais informações para criar um panorama e compreender a importância deste movimento artístico. Como resultados, verificou-se que o abstracionismo é uma forma de arte que usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra. Este estilo artístico foi inaugurado por Wassily Kandinsky, pintor russo radicado na Alemanha, com a pintura “Primeira Aquarela Abstrata”, em 1910. Geralmente a arte abstrata é dividida em dois grupos: abstracionismo expressivo e abstracionismo geométrico (WikiArt, 2022). O abstracionismo expressivo, também chamado de lírico ou informal, inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária. Um dos artistas mais representativos desta vertente é Jackson Pollock. No abstracionismo geométrico, por sua vez, as formas e as cores devem ser organizadas de maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma composição geométrica. Um dos grandes nomes de artistas do abstracionismo geométrico é Piet Mondrian. Entre as obras de destaque, temos “Amarelo-Vermelho-Azul”, de Wassily Kandinsky; “Número 5”, de Jackson Pollack; “Composição com Amarelo, Azul e Vermelho”,
de Piet Mondrian; e, no Brasil, "Metaesquema", de Hélio Oiticica. Conclui-se que a arte abstrata é algo que estimula o cérebro e muda nosso espírito e percepção da realidade. Nesse tipo de arte, a interpretação está ligada ao conhecimento da obra assim como à interpretação do espectador. Esse estilo artístico tem grande importância para a história da arte, não só por significado enquanto ruptura e criação de novos padrões, mas também em razão de sua inserção no cotidiano das pessoas. Atualmente, peças abstratas representam inclusive peças comerciais e ícones populares.
Referências bibliograficas:
FERRARI, S. S. U. et al. Arte por toda parte. Volume único. 2.ed. São Paulo: FTD, 2016.
FRENDA, P.; GUSMÃO, T.C.; BOZZANO, H.L.B. Arte em interação. 1.ed. São Paulo: IBEP, 2013.
GERMANO, B. Pesquisa revela que arte abstrata muda nossa relação com a vida cotidiana. In: Plataforma ARTEQUEACONTECE. 11/08/2020. Disponível em https://www.artequeacontece.com.br/pesquisa-revela-que-arte-abstrata-muda-nossa-relacao-com-a-vida-cotidiana/. Acesso em 15/08/2022.
VARELLA, P. O que é arte abstrata? Tudo o que você precisa saber. In: Arte Ref. 22/08/2022. Disponível em https://arteref.com/movimentos/o-que-e-arte-abstrata-tudo-o-que-voce-precisa-saber/. Acesso em 26/08/2022.