Análise das Concepções Erradas Mais Comuns Sobre a Teoria da Relatividade e a Teoria da Evolução

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Agilberto Vicente Pinheiro Filho 1 ; Gustavo Zanatta Spagnol 2 ; João Lucas Panassol Nunes 3 ; Renan Antonio Candaten 4 ; Fernando José Vinhas Sousa Coelho 5
1Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 13), e-mail: agilberto.2022309586@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 13), e-mail: gustavo.2022313767@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 13), e-mail: joao.2022319804@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 13), e-mail: renan.2022311664@aluno.iffar.edu.br 5Professor do IFFar - FW, e-mail: fernando.coelho@iffarroupilha.edu.br

A Teoria da Relatividade Especial de Albert Einstein, publicada em 1905, e a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, publicada em 1859 no livro “A origem das Espécies”, são duas das teorias mais importantes e sólidas da história da ciência possuindo inúmeras evidências e robustas confirmações experimentais. No entanto, grande parte da população desconhece o trabalho desses dois cientistas e concepções equivocadas acerca dos resultados e consequências dessas teorias científicas no nosso dia a dia são muito comuns. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise e levantamento de dados acerca do conhecimento popular sobre a teoria da relatividade e a teoria da evolução bem como analisar quais os erros mais comuns cometidos pelas pessoas sobre pontos importantes das duas teorias como a mudança na velocidade do fluxo da passagem do tempo, no caso da relatividade, e a origem do homem, no caso da evolução. Para responder essas questões, o presente trabalho pretende produzir e aplicar um questionário de pesquisa a moradores de Frederico Westphalen de diversos níveis de escolaridade, idade e religião. Dessa forma, espera-se identificar quais as concepções erradas mais frequêntes acerca dessas duas teorias de modo que se possa construir materiais didáticos e de divulgação científica eficazes tanto para informar melhor a população quanto para combater o surgimento de pseudociências relacionadas.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Divulgação Científica; Evolução; Relatividade.

Obs.: Este resumo contém 217 palavras