Utilização do Software PhET Colorado como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Frações.

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Cauani Bortoluzzi Dutra 1 ; Maria Eduarda Ribolli Dorneles 2 ; Sandra Edinara Baratto Viecelli 3
1Discente, e-mail: cauanidutra@gmail.com 2Discente, e-mail: maria.2021002708@aluno.iffar.edu.br 3Professora do IFFar - FW, e-mail: sandra.viecelli@iffarroupilha.edu.br

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência a partir de uma oficina desenvolvida na disciplina de Prática do Ensino da Matemática III do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Frederico Westphalen. O objetivo da oficina foi aplicar tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino da matemática, na componente curricular Frações Próprias, Impróprias e Equivalentes, nos anos finais do ensino fundamental, para que fosse possível observar quais os principais benefícios, quais as dificuldades e como essa ferramenta tão presente na realidade dos alunos pode ser utilizada pelo professor como recurso pedagógico. O público escolhido foi a turma do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nelso Piccinini do município de Vista Gaúcha. O recurso tecnológico escolhido foi o software norte americano, criado em 2002, PhET Colorado. Os conteúdos abordados foram apresentados de forma expositiva teórica com a utilização de recursos tecnológicos como slides, laboratório de informática e o próprio software. Para tanto, produziu-se um plano de aula baseado no uso do aplicativo para o ensino de frações. Os alunos acessaram a ferramenta do PhET Colorado e foram direcionados as duas atividades que seriam trabalhadas, uma intitulada de "Construir uma fração” e a outra de “Frações Intro”. Também, foram propostos desafios aos alunos para que construíssem frações dos tipos estudados. A partir da realização da oficina constatou-se que as TICs são ferramentas mediadoras no processo de ensino e aprendizagem da matemática, uma vez que despertam a curiosidade e o interesse do aluno. Além disso, percebeu-se uma grande facilidade, por parte dos alunos, no manuseio do software. Foram curiosos, criativos e dedicados durante toda a oficina e a partir do desafio usado como forma de avaliação concluiu-se que todos compreenderam os conceitos apresentados. Todavia, percebeu-se que a utilização das TICs em sala de aula exige tempo, conhecimento e preparação por parte dos professores, além de estrutura por parte da escola (sala de informática, computadores, internet). Recursos esses que estão muitas vezes fora do alcance dos professores da educação básica.

Referências bibliograficas:

Phet Interactive Simulations. Disponível em : https://phet.colorado.edu/pt_BR/ https://matematicanaweb.com.br. Acesso em:20/06/2022.

Palavras chaves: Oficina de matemática. Frações. PhET Colorado. TICs. Ensino da matemática.

Obs.: Este resumo contém 346 palavras