Incentivo da Participação de Mulheres em Áreas da Tecnologia por Meio de um Projeto de Extensão

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Gabriel Cocco Da Costa 1 ; Isadora Bressan Zanatta 2 ; Julia Francini Simon Barbosa 3 ; Patrícia Freo Stanga 4 ; Caroline Guterres Silva 5
1Estudante do Curso Téc. em Informática (T 14), e-mail: gabriel.2022303260@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Informática (T 14), e-mail: isadora.2022303410@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: julia.2020303000@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Informática (T 14), e-mail: patricia.2022319911@aluno.iffar.edu.br 5Professora do IFFar - FW, e-mail: caroline.guterres@iffarroupilha.edu.br

A história mostra uma utopia de que ciências exatas são áreas restritas a homens e ciências humanas a mulheres. Uma das razões para existirem poucas mulheres na área das exatas é a falta de incentivo e informações adequadas para mitigar preconceitos e estereótipos que há muitos anos vêm sendo disseminados. Nesse contexto, percebe-se também que o limitado número de meninas/mulheres que decidem por estudar e se formar em cursos da área, acabam sendo desvalorizadas no mercado de trabalho. Identifica-se muitos desafios a serem superados, tais como: a disparidade salarial, a falta de reconhecimento e principalmente o preconceito, pois nota-se que os mesmos influenciam no momento da escolha profissional, resultando com que muitas vezes as mulheres optem por profissões em áreas não relacionadas à informática. Diante deste cenário, o presente trabalho busca apresentar um projeto de extensão, nomeado: Conexão Gurias, que possui como intuito contribuir com o aumento da representatividade feminina na área da Tecnologia da Informação (TI), por meio de ações de sensibilização ao tema juntamente com atividades que propiciem oportunidades de reflexão sobre o assunto supracitado, à sociedade. Desse modo, a partir de um planjemento de atividades serão desenvolvidas oficinas de informática/programação à estudantes do sexo feminino das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, ao final da execução do projeto espera-se despertar o interesse das meninas e motivar a seguirem uma carreira profissional na área da tecnologia.

Referências bibliograficas:

Campos, G. M. e De Melo, A. C.M. (2020). Maria Bonita nas Ciências: um projeto para divulgar Ciências às meninas de escolas públicas. In: Women In Information Technology (WIT), 14. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11275.

Júnior, E. W. R.; Rodrigues, A. C.; Ferreira G. M. A inserção da Mulher no Mercado de Trabalho na Área da Tecnologia. Revista Eletrônica da Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia, v. 3, n. 1, 2021.

Palavras chaves: Mulheres; Tecnologia; Projeto de Extensão

Obs.: Este resumo contém 231 palavras