IFFar - Campus Frederico Westphalen
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência obtida com a oficina de matemática, atividade desenvolvida para a disciplina de Prática de Ensino de Matemática V do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal Farroupilha campus Frederico Westphalen. A mesma foi realizada na turma do 6º ano, com 22 alunos, do Instituto Estadual de Educação Padre Vitório (IEEPV), localizado na cidade de Planalto/RS, sob a supervisão da professora Diana Maria Gambetta Cappelari. A oficina teve como objetivo reconhecer as operações com números naturais e compreender as diferentes técnicas operatórias das expressões numéricas, no exercício da estimativa e do cálculo mental ou escrito, além de promover a socialização da turma. Como metodologia de ensino foi utilizada a sequência didática. Para Zabala (1998, p. 18) sequência didática é “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecido tanto pelos professores como pelos alunos". A oficina foi executada em dois períodos ininterruptos (100 min) fazendo uso de material manipulável confeccionado pelas autoras com materiais recicláveis, tais como papel pardo, papelão, jornal, revista, embalagens de farinha de trigo, caixinhas de leite e tampinhas de garrafa pet. Foram produzidos os seguintes materiais: cartaz para revisão das expressões numéricas, jogo “trilha matemática” contendo um dado grande, cartas com as expressões numéricas e um tapete tipo trilha medindo 3,00m x 2,40m onde os alunos caminhavam para marcar sua posição em determinada casa. Por fim, foi proposto aos alunos a resolução de uma cruzadinha das expressões como tema de casa. Durante a revisão do conteúdo a turma mostrou ter conhecimento do mesmo, respondendo às perguntas solicitadas. Na aplicação do jogo, os alunos mostraram dificuldade em realizar cálculos, pois precisavam resolver mentalmente as expressões numéricas que constavam na carta que havia pescado, desta forma desenvolviam as operações matemáticas de forma descritiva, onde só avançavam nas casas da trilha se obtivessem êxito no resultado. Concluímos que a oficina foi de grande importância para nossa formação e para o aprendizado dos alunos, pois a mesma traz o conteúdo de forma atrativa, tirando os alunos da zona de conforto. O jogo confeccionado com materiais recicláveis é uma forma acessível para proporcionar atividades diferentes para a aula, além de contribuir para a educação ambiental. A utilização da sequência didática na sala de aula traz diversos benefícios, como auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades e competências.
Referências bibliograficas:
ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.