IFFar - Campus Frederico Westphalen
O uso de jogos como metodologia de ensino tem se tornado uma tendência pedagógica cada vez mais presente nas escolas, pois é capaz de estimular os alunos nos processos de ensino e aprendizagem por meio de brincadeiras e interfaces que aliam o lúdico ao conteúdo curricular tradicional. Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Prática do Ensino da Matemática (PECC V) pelos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha, campus Frederico Westphalen e tem como objetivo relatar a experiência de docência vivenciada em sala de aula utilizando o jogo Trilha das Operações como forma de estimular o raciocínio lógico e o trabalho em equipe dos alunos do 6º ano da Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiarajú, em Frederico Westphalen. Para isso, os autores planejaram a prática em dois momentos: no primeiro, foi realizada uma breve reflexão acerca da história da criação dos números e sua importância para o desenvolvimento das civilizações. Em um segundo momento, foi realizada a aplicação do jogo Trilha das Operações, onde os alunos foram divididos em grupos, receberam as instruções e regras e, por fim, colocaram em prática os conhecimentos matemáticos necessários. O jogo foi produzido pelos discentes utilizando-se materiais recicláveis com o objetivo de ressaltar a importância da reciclagem e trazer a conscientização ambiental para sala de aula. Esta prática superou as expectativas dos discentes enquanto futuros professores de matemática de modo a concluir que a prática trouxe resultados positivos tanto quanto à prática docente em si, quanto à participação da turma. Por fim, consideramos importante a adesão de diferentes metodologias em sala de aula para alcançar melhorias no ensino e aprendizagem, pois isso proporciona uma experiência diferente do que ocorre em uma aula tradicional.
Referências bibliograficas: