Telhado Verde: Uma Estratégia de Construção Sustentável com Irrigação Automática a Partir de um Sistema Arduino

Col. E. Dr. Dorvalino Luciano de Souza (Cerro Grande)

Júlia Negrello Decarli 1 ; Lana Muhl 2 ; Márcia Negrello Decarli 3 ; Simone Marcolan 4
1Júlia, e-mail: julianegrellodecarli@gmail.com 2Lana, e-mail: lana.muhl@gmail.com 3Márcia, e-mail: marcia.negrellodecarli@gmail.com 4Simone, e-mail: simonemarcolan@gmail.com

O telhado verde é uma técnica muito utilizada na arquitetura ecológica que consiste em um sistema de cobertura verde, onde são plantadas vegetações de diferentes tamanhos, variando conforme o modelo de telhado. Nele, é possível implementar uma irrigação automática por meio do uso de um sistema Arduino como uma forma de manter o telhado verde conservado, assim, essa placa de prototipagem eletrônica irá medir as condições de temperatura e umidade do substrato e quando essas estiverem na situação adequada, irrigará a terra. Logo, tal proposta tem o intuito de ampliar os conhecimentos sobre telhado verde como uma forma de construção sustentável e suas vantagens para o meio ambiente.

Referências bibliograficas:

REBOLLAR, Paola Beatriz May. A história dos telhados verdes. In: REBOLLAR, Nora Alejandra Patricia et al. Telhados Verdes: uma abordagem multidisciplinar. 1ª ed. Florianópolis: Ledix, 2017. Artigo 1, p. 17-42.

Palavras chaves: Telhado; ecologia; sustentabilidade; vegetação; irrigação.

Obs.: Este resumo contém 109 palavras