Usina Hidrelétrica

E. M. E. F. Afonso Balestrin (Taquaruçu do Sul)

Alessandra Maria Martins 1 ; Daniela Antonia Lowe 2 ; Wagner Schemmer Martins 3 ; Gilgia Perini Gambin 4
1Estudante 9º Ano, e-mail: alessandra.martins@educacao.taquarucudosul.rs.gov.br 2Estudante 9º Ano, e-mail: danielaantonialowe@gmail.com 3Estudante 9º Ano, e-mail: wagner.martins@educacao.taquarucudosul.rs.gov.br 4Professora Ciências, e-mail: gilgiaperini@yahoo.com

As Usinas Hidrelétricas, também chamadas de Usinas Hidroelétricas ou Central Hidroelétrica, são obra de engenharia que utilizam a força das águas para gerar energia. Estas estruturas são resultado de um complexo projeto entre as áreas da engenharia civil, elétrica, mecânica, hidráulica, dentre outras, demandando grande diligência para a edificação. Tais construções utilizam equipamentos de grande porte e a sua estrutura total, constitui-se de um projeto muito amplo no que tange área, e apresenta grande complexidade técnica para a produção da energia elétrica aproveitando o potencial hidráulico das correntes de água em rios, mares ou quedas d’água, surgindo a posteriori uma grande rede de transporte e distribuição da energia gerada. Demonstrar através de uma maquete como ocorre à produção da energia hidrelétrica gerada pela força das águas, bem como, o processo de transformação da energia potencial da água em energia cinética e, posteriormente, elétrica ocorre no interior destas usinas. Este trabalho tem como objetivo apresentar de modo acessível, como é obtida a energia contida na água (potencial e cinética) é transformada em energia elétrica através do movimento das turbinas existentes nas usinas hidrelétricas. Para tanto será confeccionada uma maquete com materiais alternativos visando a construção de uma estrutura reduzida de uma usina hidroelétrica. Baseado no projeto será possível enfatizar as vantagens e desvantagens associadas a produção da energia hidráulica. A partir do projeto desenvolvido foi possível visualizar, compreender e esclarecer como ocorre o processo de produção da energia elétrica e dos tipos de energias envolvida em sua geração (potencial, cinética, elétrica) e ainda, analisar os resultados positivos e negativos da produção de energia através das usinas hidroelétricas. Algumas vantagens verificadas são: utilização da água, fonte limpa e renovável; inexistência de emissão de dióxido de carbono; é uma fonte barata de eletricidade, do ponto de visa da produção; repasse de custo relativamente baixo para o consumidor final, quando esta é a fonte exclusiva de geração; controle de rios propensos a enchentes... Porém, cabe ressaltar também, as desvantagens observadas: realocação da comunidade local no momento da construção da ampla estrutura; o desmatamento; a produção de metano pela vegetação submersa que entra em decomposição; as mudanças climáticas e no regime de chuvas; a alteração do curso e do nível dos rios, prejudicando a vida aquática.

Referências bibliograficas:

GOUVEIA, Rosimar. Usina Hidrelétrica. Toda Matéria, 2019. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/usina-hidreletrica/ Acesso em: 28 jul. 2022.

Palavras chaves: usina hidroelétrica, água, geração, projeto

Obs.: Este resumo contém 371 palavras