IFFar - Campus Frederico Westphalen
Este resumo tem como objetivo apresentar a construção de uma maquete didática para aprendizagem e demonstração de conceitos da Física. As maquetes didáticas são construções lúdicas realizadas por alunos para demonstração de conceitos elementares ou aplicações tecnológicas em Feiras de Ciências ou Mostras Científicas realizadas nas escolas. Estas construções apresentam vantagens didáticas sobre a perspectiva tradicional de ensino, possibilitando uma maior interação entre o professor e os alunos e um envolvimento ativo destes no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, apresentamos neste trabalho um pequeno protótipo para mostrar como seria um trem Maglev (abreviação de levitação magnética), uma tecnologia de transporte público que utiliza o eletromagnetismo como princípio físico de funcionamento. Para tanto, foram utilizados os seguintes materiais: ímãs de neodímio, blocos de isopor, madeira plana, papelão, fita dupla face transparente, tesoura, régua, vidro, moedas e uma balança de cozinha. O Maglev utiliza ímãs presos a ele e a uma plataforma de madeira para, por meio de forças de repulsão magnética, reduzir o atrito e propiciar um transporte que evite a dissipação de energia na forma térmica. Reduzir o atrito para impedir o desperdício de energia na forma térmica é um dos desafios tecnológicos da modernidade. Tanto os vagões quanto os trilhos possuem eletroímãs poderosos. Por meio deles, a maquete didática utiliza a força magnética que possibilita ao trem permanecer a alguns milímetros acima do trilho, para destacar ludicamente o funcionamento de eletroímãs. Nos eletroímãs, quando uma corrente elétrica é transmitida, bobinas (chamadas de fios-guia) dispostas ao longo dos trilhos criam um campo magnético que repele o grande ímã localizado abaixo do trem, fazendo com que ele flutue sobre os trilhos. Com isso, o trem pode deslizar suavemente a baixas velocidades sem a presença de forças dissipativas de atrito. Esperamos, por meio desta maquete didática, demonstrar, aprender e explorar um pouco mais sobre os conceitos da física de forma lúdica, além de compreender o funcionamento de novas tecnologias aplicadas ao transporte público urbano.
Referências bibliograficas: