Protótipo de Robô Seguidor de Linha

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Adriano Cauduro 1 ; Gabriel Outeiro De Jesus 2 ; Leonardo Candaten De Oliveira 3 ; Matheus De Mattos 4 ; Igor Yepes 5
1Estudante do Curso Téc. em Informática (T 14), e-mail: adriano.2022303027@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Informática (T 14), e-mail: gabriel.2022303297@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Administração (T 15), e-mail: leonardo.2022301031@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Informática (T 14), e-mail: matheus.2022304795@aluno.iffar.edu.br 5Professor do IFFar - FW, e-mail: igor.yepes@iffarroupilha.edu.br

A tecnologia está evoluindo a cada dia, e não é diferente com os carros, pois eles estão em constante evolução (principalmente na segurança). Este trabalho apresenta um exemplo de robô que utiliza mecanismos semelhantes para se locomover de forma autônoma, o que provavelmente será comum nos veículos em um futuro próximo. O objetivo do trabalho é demonstrar, de forma simplificada, como o sensoriamento do ambiente dos carros modernos funciona, de que forma eles conseguem andar sem alguém para pilotar, e como isso pode ajudar em outros aspectos. Fazendo o robô seguir as linhas, como se fosse o traçado de uma rodovia, pode ajudar a deixar mais claro para as pessoas como esses sensores são utilizados. Os materiais utilizados neste projeto englobam um sensor ultrassom, rodas, microcontroladora Arduino, uma bateria, dois servos de giro contínuo ou dois motores DC com motorshield, uma placa de prototipagem, um chassi impresso em 3D e sensores infravermelhos para seguir as linhas. O resultado esperado é o de conseguir mostrar ao público o futuro tanto em segurança, quanto em tecnologia; mostrando também como os carros da Tesla, por exemplo, utilizam a tecnologia para andar de forma autônoma.

Referências bibliograficas:

KHINE, Myint Swe. Robotics in STEM Education: Redesigning the Learning Experience. Springer, 2017.

LOPES, Daniel de Queiroz. Brincando com robôs: desenhando problemas e inventando porquês. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.

Palavras chaves: Carros autônomos, Sensores, Robô

Obs.: Este resumo contém 191 palavras