Protótipo de Microdrone

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Artur da Motta Deters 1 ; Felipe Corvello Luiz 2 ; João Felipe Herme Gemeli 3 ; Vitor De Pellegrin Lapazini 4 ; Igor Yepes 5
1Estudante do Curso Téc. em Informática (T 14), e-mail: artur.2021301162@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Informática (T 14), e-mail: felipe.2022303232@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Informática (T 14), e-mail: joao.2022319920@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Informática (T 14), e-mail: vitor.2022304937@aluno.iffar.edu.br 5Professor do IFFar - FW, e-mail: igor.yepes@iffarroupilha.edu.br

Um Drone ou VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) é uma aeronave controlada remotamente, podendo ser utilizada para evitar a exposição de humanos em situações perigosas, como acessar regiões consideradas hostis ou de difícil acesso, bem como para a monitoramento remoto, captura de imagens para as mais diversas áreas, educação ou lazer. Este projeto visa a construção de um microdrone, desde a modelagem do frame (estrutura), até a seleção dos componentes necessários. O projeto se justifica pela viabilização, de forma prática, do aprendizado sobre física, software embarcado, protocolo de comunicação, eletrônica e mecânica envolvidos na sua construção, possibilitando o repasse do aprendizado ao público interessado nessa tecnologia. Para a modelagem foi utilizado o programa Blender3D desenvolvido pela Blender Foundation; a impressão foi realizada em uma impressora 3D Creality CR-200B usando filamento PLA; a parte eletromecânica envolve quatro motores DC de 3,7V, uma microcontroladora F3 EVO, hélices, diodos LED e demais componentes necessários para montagem e conexões. Como resultado final, após vários protótipos e ajustes, foi obtido um drone funcional o qual permite ainda algumas atualizações, como a instalação de uma câmera FPV (First-Person View) e conexão direta com computador possibilitando a programação de movimentos sem uso de controle remoto.

Referências bibliograficas:

BRYANS-BONGEY, Sarah. Encouraging student engagement in STEM fields through teacher training and the use of unmanned aircraft systems (UAS). Advances in Global Education and Research, 2018.

COSTA, S. E. A. P. Controlo e Simulação de um Quadrirotor convencional. Tese de Doutorado. Dissertação de Mestrado em Engenharia Aeroespacial. Portugal: IST, 2008.

YEPES, Igor; BARONE, Dante A.C. Robótica Educativa: Drones e Novas Perspectivas. Revista Novas Tecnologias na Educação - RENOTE, v. 16, n. 2, dez. 2018c. ISSN 1679- 1916. doi: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89293.

Palavras chaves: Drone, VANT, Protótipo

Obs.: Este resumo contém 198 palavras