Projeto de Fonte de Energia Biosustentável

IFFar - Campus Frederico Westphalen

João Victor Balti Da Conceição 1 ; Júnior Gabriel Ribeiro De Oliveira 2 ; Leonardo Henrique Machado De Vargas 3 ; Maykelli Luza 4 ; Getulio Jorge Stefanello Júnior 5
1Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 31), e-mail: joao.2020303930@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 31), e-mail: junior.2020304043@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 31), e-mail: leonardo.2020304099@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 31), e-mail: maykelli.2020304633@aluno.iffar.edu.br 5Professor do IFFar - FW, e-mail: getulio.stefanello@iffarroupilha.edu.br

O produtor rural, por muito tempo, teve dificuldades em utilizar o esterco suíno de uma maneira sustentável e lucrativa. Porém, nos últimos anos, a fabricação de biogás através do esterco e a formação do biogás em energia vêm se tornando uma atividade cada vez mais adotada pelos produtores. Sabendo disso e percebendo que essa solução possui grande potencial, o trabalho tem como objetivo apresentar ao público a formação de energia através do biogás adquirido no esterco suíno, utilizando um exemplo prático, o qual seria uma maquete com um biodigestor, que simularia os processos realizados nas propriedades que adotaram a atividade. Além disso, também realizar um levantamento sobre o número de residências que poderiam ser abastecidas com a energia elétrica fabricada a partir do biogás adquirido em propriedades de suinocultores do município de Seberi/RS. O processo realizado nas propriedades para a produção do gás é relativamente simples, os dejetos suínos são recolhidos e acondicionados em biodigestores anaeróbicos, onde ocorre a decomposição pela ação de bactérias, gerando o biometano e biofertilizante orgânico na forma líquida. Após esse processo, o gás (biometano) é transportado até o local onde ocorre a geração de energia, onde é produzida a eletricidade através de moto-geradores. A energia pode tanto ser usada para o consumo da propriedade, quanto ser vendida para o Estado, se tornando uma fonte de renda.

Referências bibliograficas:

Porcos geram energia para cidade paranaense. Correio Braziliense. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2019/07/28/interna-brasil,774298/dejetos-de-porcos-pode-virar-biogas.shtml. Acesso em: 27 ago. 2022.

Biogás: a energia que vem do esterco. Revista Globo Rural. Disponível em: https://globorural.globo.com/Noticias/Criacao/noticia/2018/08/energia-que-vem-do-estercosite.html.Acesso em: 27 ago. 2022.

Biogás é alternativa econômica e sustentável na suinocultura. NSC Total. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/biogas-e-alternativa-economica-e-sustentavel-na-suinocultura.‌ Acesso em: 27 ago. 2022.

Palavras chaves: Biogás; Dejetos; Eletricidade; Suínos.

Obs.: Este resumo contém 222 palavras