Estudo de Caso: Analisando o IMC de um Grupo de Alunos do Primeiro Ano das Séries Iniciais do Instituto Estadual de Educação Madre Tereza - RS

I. E. E. Madre Tereza (Seberi)

Anna Clara Abreu De Queiroz 1 ; Eduardo Lemos 2 ; Ellen Freitas Avrella 3 ; Mariah Helena Leni Kotcheski Schmidt 4 ; Giovana Taline Quntzel Gaier 5
1estudante, e-mail: gtgaier@gmail.com 2estudante, e-mail: gtgaier@gmail.com 3estudante, e-mail: gtgaier@gmail.com 4estudante, e-mail: gtgaier@gmail.com 5licenciada em Física, e-mail: gtgaier@gmail.com

A importância do estudo sobre a obesidade infantil nos revela uma série de fatores e nos faz pensar no presente (crianças apresentando doenças de adulto) e futuro (cresce uma população despreocupada com a saúde e mais dependente de recursos hospitalares e farmacológicos), sendo que precauções simples no dia a dia evitariam inúmeros transtornos. Tendo em vista uma escola de rede pública estadual do RS, onde frequentam diversas crianças e adolescentes, pensou-se em avaliar um grupo de alunos quanto ao seu IMC para verificar se as mesmas pertencem ao grupo de crianças baixo peso, padrão ou obesas, vendo esse estudo de caso como um alerta aos pais e comunidade escolar. O grupo de estudantes conversou com a professora do primeiro ano das séries iniciais e ficou definido o dia de pesar e verificar a altura das crianças da turma. Com auxílio de uma balança e um metro fez-se os registros, no segundo passo passou-se a fazer os cálculos do IMC que com valor da massa divide-se pelo valor da altura ao quadrado. Com os resultados em mãos passamos a analisar os dados obtidos, lembrando que os parâmetros que devem ser levados em consideração são Baixo peso – IMC menor que 18,5 Kg/m². Peso normal – IMC entre 18,5 e 24,9 Kg/m². Sobrepeso – IMC entre 25 e 29,9 Kg/m².

Obesidade grau I – IMC entre 30 e 34,9 Kg/m². Na turma de quatorze alunos, onde é composto por oito meninos e seis meninas, tivemos oito alunos abaixo do peso, quatro alunos no peso normal e uma aluna no sobrepeso. O projeto continua em andamento, nossa próxima ação é conversar com o professor regente da turma, apresentar os resultados e programar uma ação junto dos pais de cada criança para estarem ciente do quadro do IMC de seus filhos.

Referências bibliograficas:

https://www.tuasaude.com/calculadora/imc/

https://legacy.unifacef.com.br/novo/xi_encontro_de_pesquisadores/Trabalhos/Encontro/Juliana%20Nicolau%20Saconato.pdf

https://efdeportes.com/efd181/indice-de-massa-corporal-imc-dos-escolares.htm

Palavras chaves: IndIce de Massa Corporal, baixo peso, peso normal, sobre peso, obesidade grau I, crianças

Obs.: Este resumo contém 297 palavras