Uma Nova Alfabetização do Ensino Médio

E. E. E. M. 20 de Setembro (Caiçara)

Henrique De Lima 1 ; Joana R. Faccin 2 ; Stefani Caterine F. De Jesus 3 ; Tiago Casarin 4 ; Luciani Souchie 5
1Henrique, e-mail: henrique-dlima@educar.rs.gov.br 2Joana, e-mail: joana-rfaccin@educar.rs.gov.br 3Stefani, e-mail: stefani-cfdjesus@educar.rs.gov.br 4Tiago, e-mail: tiago-casarin@educar.rs.gov.br 5Souchie, e-mail: luciani-souchie@educar.rs.gov.br

“Uma nova alfabetização no E. Médio” desenvolveu-se com os alunos do 1º ano e visa promover a alfabetização de dados, a mentalidade e cidadania digital, o pensamento crítico e computacional através de dinâmicas na disciplina de Cultura e Tecnologias Digitais (disciplina do Itinerário Formativo do Currículo Gaúcho). Nessa perspectiva houve a aplicação de atividades que permitiram, gradativamente, o avanço nas questões de cidadania digital com reflexões oportunas sobre a produção e recepção de informações ( informações sobre Fake News, cuidado com senhas, criticidade e respeito nas postagens,). Além disso, exercitaram técnicas de leitura e escrita colaborativa com progressivo domínio dos recursos para desenvolver as múltiplas linguagens(documentos compartilhados no google, formulários, apresentações (Canva), jogos (wordwall) , vídeos/filmes (app Canva, benime, instagram) e fotografias captando, construindo e reproduzindo diferentes discursos. Para dar significatividade aos trabalhos de pesquisa, leitura e escritas cada grupo escolheu um tema de interesse para uma produção e curadoria de conteúdos digitais.Por conseguinte, os alunos evoluíram a capacidade de leitura, escrita, argumentação com práticas inovadoras do uso das TICS e houve um maior engajamento com as atividades em sala de aula,nesta e nas outras disciplinas, porque estão conhecendo e aprendendo sobre como expressar/socializar os conhecimentos adquiridos com outros recursos, além dos escritos no caderno ou leitura oral.Destaca-se que este trabalho é muito interessante e necessário na escola porque os alunos precisam dominar a linguagem computacional, visto que estamos numa sociedade globalizada e permeada pelas TICS e é imperativo comunicar-se com dados, (re)criando narrativas e argumentos de acordo com os interlocutores. Por fim, cabe aos discentes preparar-se e atuar com pensamento computacional, inclusive agindo com ética, cooperação, justiça, moral e cidadania nas redes sociais e nas relações humanas.

Referências bibliograficas:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Acessível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

SEDUC – RS. Referencial Gaúcho Curricular. Acessível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202111/24135335-referencial-curricular-gaucho-em.pdf

SEDUC- RS. Aprender Mais –curso de aperfeiçoamento (online). Porto Alegre, 2012-22

SEDUC- RS. Cultura e Tecnologias Digitais - curso de aperfeiçoamento online. Porto Alegre 2022

Palavras chaves: Multiletramento; Linguagem computacional; Práticas inovadoras das TICS no E. Médio; Cultura e Tecnologias Digitais.

Obs.: Este resumo contém 288 palavras