As Bagagens que Levo do Ensino Médio

E. E. E. M. 20 de Setembro (Caiçara)

Camila Baldissera 1 ; Cristina De Oliveira 2 ; Jaqueline Pinheiro 3 ; Jolcimari Ruviaro Thomazzi 4 ; Luciani Souchie 5
1Camila, e-mail: camilabaldissera01@gmail.com 2Cristina, e-mail: cristina-doliveira4@educar.rs.gov.br 3Jaque, e-mail: jaqueline17dsp@gmail.com 4Jolcimari, e-mail: jolcimari-rthomazi@educar.rs.gov.br 5Luciani, e-mail: luciani-souchie@educar.rs.gov.br

AS BAGAGENS QUE LEVO DO ENSINO MÈDIO

O trabalho "As bagagens que levo do E. Médio" objetiva escolher, aplicar e reconhecer diferentes tarefas que estimulam o trabalho de seis (06) Competências Gerais da BNCC (E. Médio) que preparam os estudantes para a vida pessoal e profissional, no viés cognitivo e socioemocional. Para isso, trabalharam-se atividades nos componentes curriculares da Base Nacional - L. Portuguesa e Inglesa e Crenças e Sabedoria Popular(do Itinerário Formativo do Currículo Gaúcho). As atividades nas disciplinas estimularam a prática de habilidades de leitura, compreensão, interpretação e redação com diferentes interlocutores e contextos comunicativos, inserindo-se, progressivamente, nas práticas de alfabetização de dados. Ademais, as tarefas experienciadas valorizaram vozes e experiências dos agentes da sociedade que expuseram suas vivências profissionais que fomentam a qualidade de vida, o respeito ao meio ambiente e as culturas ancestrais. Por efeito, os alunos conheceram plantas medicinais/fitoterápicos e as práticas de Medicina Integrativa e Complementar ofertadas pelo SUS, ampliando a formação humana com conhecimentos sobre as relações entre o conhecimento popular, saúde e natureza. Outrossim, puderam expressar suas leituras, ponto de vista, capacidade argumentativa e experiências, angariadas através pesquisas bibliográficas, leituras de mundo, palestras, visionamento de séries e documentários, via plataformas de streamings, visitação in loco associando os conhecimentos às práticas inovadoras no uso da tecnologia numa perspectiva de multiletramento. Em suma, houve um trabalho que exercitou o pensamento crítico, mentalidade digital, linguagem computacional, valorização dos diferentes saberes para que se tenha qualidade de vida, pautada nos valores como respeito, coragem, solidariedade, partilha, resiliência, ética, senso de justiça. Eis uma proposta didática que inova, dinamiza e ressignifica a sala do 3º ano do E. Médio e que fará a diferença aos educandos ao final da Educação Básica, seja na vida pessoal, social e profissional deles.

Referências bibliograficas:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Acessível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

SEDUC – RS. Referencial Gaúcho Curricular. Acessível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202111/24135335-referencial-curricular-gaucho-em.pdf

SEDUC- RS. Aprender Mais – curso de aperfeiçoamento (online). Porto Alegre, 2012-22

Palavras chaves: Competências no E. Médio; Crenças e saberes populares; Multiletramento; Linguagem computacional; Práticas inovadoras das TICS no E. Médio

Obs.: Este resumo contém 299 palavras