Um Podcast no Pedaço

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Caroline Züge 1 ; Evellyn Balestrin 2 ; Ariane Avila Neto de Farias 3 ; Camila Quevedo Oppelt 4
1Estudante do Curso Téc. em Administração (T 25), e-mail: caroline.2021308360@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Administração (T 25), e-mail: evellyn.2021300352@aluno.iffar.edu.br 3Professora do IFFar - FW, e-mail: ariane.farias@iffarroupilha.edu.br 4Professora do IFFar - FW, e-mail: camila.oppelt@iffarroupilha.edu.br

Estamos inseridos em um sistema que está em constante transformação; na atualidade, vivemos permeados pela tecnologia que ressignifica os espaços de interação e entretenimento. Nesse constante movimento de mudança, o ser humano está sempre em busca de adaptar-se ao meio em que vive. O acesso à literatura também vem popularizando-se e a evolução tecnológica tem grande envolvimento nesse fator.Ter acesso à literatura é ter acesso à cultura; nesse sentido, acredita-se que essa é um modo de conhecer e incorporar-se no mundo, com o objetivo de expandir o conhecimento e senso crítico, entendendo e avaliando o mundo atual. É preciso apoderar-se de ensinamentos únicos, perder-se em devaneios e na imaginação, sendo esta uma maneira de formar sujeitos que tenham a capacidade de questionar os valores sociais vigentes. A tecnologia ampliou o espaço de atuação literária, permitindo que autores pudessem expandir seus meios de contato com leitores. Diversas possibilidades de aproximação entre autor e leitor foram lançadas na sociedade, garantindo que a liberdade crítica pudesse se desenvolver. O afastamento social da leitura, propiciou que a tecnologia e a literatura se ligassem por meio de produções, com o intuito de que criações de áudio fornecessem maior acessibilidade ao público e estimulassem o desejo pelo mundo literário. Isso pode ser visto com grande saliência em locais frequentados por jovens, onde o meio virtual se faz mais presente que o físico, destacando-se a preferência pela tecnologia. A invenção de podcasts incentiva o questionamento, envolve o ouvinte e possibilita o consumo de conteúdos em momentos disponíveis do dia a dia. A pluralidade de assuntos, temas e histórias que podem ser abordados por podcasts, entregam ao consumidor o poder de escolha e o aproxima de conteúdos literários. Pelo exposto, o objetivo deste trabalho é desenvolver e produzir um podcast, que tem como objetivo a divulgação de histórias literárias desenvolvidas pelas integrantes do grupo, potencializando e fortalecendo a presença do podcast no cotidiano. Pretende-se ainda refletir acerca do podcast enquanto um instrumento de acesso à literatura, tornando-se uma ferramenta que tem potencial de democratizar o acesso à essa. Para tanto, foram realizadas leituras teóricas que pontuam o podcast como principal instrumento de pesquisa (ARAÚJO & PAIVA, 2022). Além disso, teóricos que tratam o podcast como ferramenta literária foram fundamentais para a construção deste trabalho, bem como uma análise quali-quantiva do consumo de podcasts. Como resposta, buscamos proporcionar uma epifania literária de forma divertida e recreadora, enfatizando produções literárias inéditas criadas pelos membros do grupo.

Referências bibliograficas:

ARAÚJO, I; PAIVA F. A. (2022). A produção de podcasts como prática facilitadora dos letramentos literário e digital. In: Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–16. Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7242. Acesso em 12/08/2022.

BARRETO, Ana; CARNEIRO, Jhonatan; BORGES, Suellen. A literatura na e da internet: sobre ser leitor e se manter leitor na contemporaneidade. In:Ágora - revista de formação de professores, v. 1, n. 1, 2016. Disponível em https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/524. Acesso em 01/08/2022.

SILVA, S. P. da; SANTOS, R. Salvarani dos que faz sucesso em podcast? : Uma análise comparativa sobre os podcasts mais populares no Brasil e nos Estados Unidos em 2019”, Radiofonias, vol. 11, nº 1, Disponível em: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/download/193021/180314/541591. Acesso em 20/07/2022.

Palavras chaves: Podcast; Literatura; Criações Literárias;

Obs.: Este resumo contém 411 palavras