Condutividade Elétrica dos Materiais: Experiência

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Arthur Jungbeck 1 ; Rafael Willian Cé Dal Pissol 2 ; Thalia Schmitt Teixeira 3 ; Vinicius Milani 4 ; Denis da Silva Garcia 5
1Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 12), e-mail: arthur.2022310504@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 12), e-mail: rafael.2021301799@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 11), e-mail: thalia.2022311207@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 12), e-mail: vinicius.2022311154@aluno.iffar.edu.br 5Professor do IFFar - FW, e-mail: denis.garcia@iffarroupilha.edu.br

A condutividade elétrica é uma propriedade físico-química importante, a qual pode ser observada em alguns compostos químicos. Alguns materiais são bons condutores elétricos, outros não, e podem ser classificados como condutores, semicondutores ou isolantes. O nosso objetivo é proporcionar um espaço em que os participantes da Mostra Regional de Ciências consigam perceber através de alguns materiais reconhecer quais que são condutores elétricos e entender porque uns conduzem corrente elétrica e outros não, compreender as condições necessárias para que haja condução de eletricidade e através dos experimentos, comprovar que algumas substâncias, em diferentes estados de agregação (soluções aquosas ou no estado líquido e fundidas) conduzem a corrente elétrica. O limão, por exemplo, produz eletricidade, o suco do limão tem eletrólito, fazendo com que conduza energia. A água que tem na própria fruta gera íons negativos e positivos, podendo transmitir uma pequena quantidade de eletricidade dependendo de quantos limões você usar. É possível perceber que vários tipos de frutas possuem íons negativos e íons positivos, mas já no caso do limão, para formar energia para ligar uma lâmpada, os íons devem migrar para o íon positivo presente e assim, o negativo conseguir formar uma corrente elétrica. A energia da batata é criada a partir de um ânodo e um cátodo, a energia surge a partir da acidez da batata reagindo com zinco e cobre que liberam elétrons e vão de um material para o outro, assim formando energia. No experimento do sal dissolve na água o sal, dissociando o sal em íons positivos e íons negativos, permitindo a condução de corrente elétrica. O sal no estado sólido não possui íons livres, portanto não conduzem corrente elétrica. A água destilada não conduz corrente elétrica, pois não tem impurezas, tais como o sódio, cálcio, magnésio, ferro e os íons. De acordo com a Teoria de Arrhenius: “Uma solução conduz corrente elétrica quando nela há íons livres”. Para a realização da atividade são necessários os seguintes materiais: 2 chapinhas de metal / 2 metros de fio / 1 lâmpada 12w / 1 interruptor / 1 bateria 4 Amperes. A bateria substitui a voltagem de 220v, por conta de ser muito perigoso e colocar nossas vidas e das pessoas que em geral em risco. No entanto, a partir da realização da atividade espera-se que haja a compreensão de como ocorre a condução da eletricidade nos materiais e como é transmitida, relacionando com as ligações químicas e processos de ionização e dissociação iônica. A observação dos materiais que sejam capazes de acender realmente uma lâmpada. Também queremos informar as pessoas sobre os riscos existentes ao colocar extensões dentro da água e fazer pontos de aterramento no chuveiro.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Íon, eletricidade, experiência, condução.

Obs.: Este resumo contém 440 palavras