A Adoção de Metodologia Ativa Associada à Compreensão do Conceito sobre Gravidade

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Júlia Da Costa Dahmer 1 ; Maiara Botton 2 ; Pedro Afonso Guimarães Gallina 3 ; Wagner Luciano Da Silva Vargas 4 ; Caroline Guterres Silva 5
1Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: julia.2020302998@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: maiara.2020303108@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: pedro.2020303171@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: wagner.2019306466@aluno.iffar.edu.br 5Professora do IFFar - FW, e-mail: caroline.guterres@iffarroupilha.edu.br

Com os avanços da tecnologia, observa-se uma grande mudança na sociedade, que influencia diretamente em nosso modo de vida. Considerando o cenário da educação, torna-se necessário que o professor adote métodos adequados perante tais mudanças tecnológicas. Observa-se uma falta de interesse e dificuldade, explicitamente no aprendizado em Física, que pode estar relacionado com aulas descontextualizadas e desvinculadas da realidade do aluno, pois muitas vezes as aulas são monótonas, com conceitos abstratos e necessitam da compreensão de diversas fórmulas. Assim, existem alguns aspectos que poderiam ser melhor explorados em aula, como algumas metodologias que visam estimular o interesse do aluno a partir da adoção de recursos das tecnologias, para então dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, a partir dessa análise, o presente trabalho possui como intuito realizar o desenvolvimento interdisciplinar entre os recursos da Tecnologia da Informação (T.I) e a disciplina de Física. A proposta cumpriu-se por meio de uma didática interativa e de baixo custo, a fim de demonstrar a medição experimental da gravidade. A partir dessa iniciativa será possível disponibilizar, em salas de aula, alternativas de ensino que estimulem o desenvolvimento de diferentes habilidades do pensamento, além de incentivar a autonomia e a curiosidade dos alunos. Ademais, a adoção de uma metodologia ativa, demonstra a possibilidade de optar por estratégias de ensino contendo elementos práticos, experimentos e atividades lúdicas. Dessa forma, para a elaboração do projeto, tornaram-se presentes os seguintes itens: arduino uno, protoboard, resistores 220 kΩ, resistores 10 kΩ, LED infravermelho 5 mm (emissor + receptor), fios jumper e uma pequena esfera (objeto escolhido para a queda livre); além do uso de notebook e materiais para desenvolvimento da maquete. Considera-se que com o desenvolvimento do trabalho, torna-se evidente a importância de projetos com essas finalidades, pois de forma acessível, influencia positivamente no aprendizado do aluno, o qual, por meio da tecnologia, é possível aplicar uma aula contextualizada aos fenômenos físicos presentes na aprendizagem escolar.

Referências bibliograficas:

ADMIRAL, Tiago Destéffani; CUNHA, I. S; CARMO, Lucas Poubel Timm. Proposta didática utilizando Arduino para medição experimental da gravidade para alunos com e sem deficiência intelectual. Ensino em foco, 2020.

OLIVEIRA, R. M.; RAMOS, R. C.; SILVA, D. A. Sensores de baixo custo para ensino de física. XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, EPEF, 2018.

SILVA, W. V e DUARTE, M. O. Ensino de Física e atividades experimentais em sala de aula: algumas considerações. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – Encontro de Pesquisadores em Educação à Distância, 2018.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Seminário de Ciências Sociais e Humanas, 2011.

Palavras chaves: Tecnologia; Fenômeno físico; Metodologia ativa

Obs.: Este resumo contém 319 palavras