IFFar - Campus Frederico Westphalen
A construção do raciocínio lógico tornou-se uma necessidade para alunos e pessoas de modo geral, sendo então de grande importância no que tange ao desenvolvimento de pensamentos mais críticos acerca dos conteúdos das diferentes áreas e no que relaciona-se a uma facilidade de interpretação das diversas situações e problemas do nosso cotidiano. Nesse sentido, surge como recurso de ensino aprendizagem, a robótica educativa, na qual há uma abordagem simples e lúdica que permite potencializar o desenvolvimento de habilidades que requerem um pensamento lógico. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva proporcionar aos sujeitos a possibilidade de melhorar suas capacidades de resolução de problemas, assim como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de forma interdisciplinar. Dessa forma, considera-se que o ensino da lógica aplicado ao contexto educacional, pode auxiliar na solução de problemas por meio da utilização de uma sequência de passos definida com base em critérios e princípios lógicos. Partindo desse pressuposto, o desenvolvimento do projeto refere-se ao robô intitulado Wall-e, o qual por meio da definição de uma sequência de atividades lógicas, necessitará realizar um trajeto com obstáculos, objetivando finalizar todo percurso de modo intuitivo. Para aplicação do projeto, utilizou-se como plataforma de execução o Arduino, o qual é formado por uma placa eletrônica que pode facilmente ser conectada a um computador e um software por meio de uma interface gráfica. Utilizou-se como material: dois motores de passo, responsáveis pela movimentação do dispositivo; um arduino mega que refere-se a uma placa eletrônica, permitindo a integração entre os componentes; dois drivers os quais emitem os comandos necessários para execução de uma atividade; uma fonte que atua como recurso de alimentação de energia, uma placa protoboard que é base para construção dos circuitos eletrônicos e ao total 4 rodas que servem para aplicar movimento ao projeto. A partir dessa aplicação, espera-se estimular o interesse e atenção na aprendizagem lógica, bem como possibilitar a apresentação de diferentes metodologias de aplicabilidade da tecnologia no contexto educacional.
Referências bibliograficas:
Raciocínio lógico: Uma Habilidade do Futuro. Disponível em: Acesso em 25 de agosto de 2022
SEER. O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico através de Objetos de Aprendizagem. Disponível em:
Acesso em 25 de agosto de 2022
Editora Realize. Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Algoritmo na Educação Básica. Disponível em: Acesso em 25 de agosto de 2022.