Robô Wall-E: Promovendo o Raciocínio Lógico por Meio de uma Metodologia Ativa de Ensino

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Gabriel Alan Wagner 1 ; Julia Francini Simon Barbosa 2 ; Laura Vitória Souza Da Silva 3 ; Pablo Stefanello Alessio 4 ; Caroline Guterres Silva 5
1Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: gabriel.2020302844@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: julia.2020303000@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: laura.2020319171@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: pablo.2020303153@aluno.iffar.edu.br 5Professora do IFFar - FW, e-mail: caroline.guterres@iffarroupilha.edu.br

A construção do raciocínio lógico tornou-se uma necessidade para alunos e pessoas de modo geral, sendo então de grande importância no que tange ao desenvolvimento de pensamentos mais críticos acerca dos conteúdos das diferentes áreas e no que relaciona-se a uma facilidade de interpretação das diversas situações e problemas do nosso cotidiano. Nesse sentido, surge como recurso de ensino aprendizagem, a robótica educativa, na qual há uma abordagem simples e lúdica que permite potencializar o desenvolvimento de habilidades que requerem um pensamento lógico. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva proporcionar aos sujeitos a possibilidade de melhorar suas capacidades de resolução de problemas, assim como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de forma interdisciplinar. Dessa forma, considera-se que o ensino da lógica aplicado ao contexto educacional, pode auxiliar na solução de problemas por meio da utilização de uma sequência de passos definida com base em critérios e princípios lógicos. Partindo desse pressuposto, o desenvolvimento do projeto refere-se ao robô intitulado Wall-e, o qual por meio da definição de uma sequência de atividades lógicas, necessitará realizar um trajeto com obstáculos, objetivando finalizar todo percurso de modo intuitivo. Para aplicação do projeto, utilizou-se como plataforma de execução o Arduino, o qual é formado por uma placa eletrônica que pode facilmente ser conectada a um computador e um software por meio de uma interface gráfica. Utilizou-se como material: dois motores de passo, responsáveis pela movimentação do dispositivo; um arduino mega que refere-se a uma placa eletrônica, permitindo a integração entre os componentes; dois drivers os quais emitem os comandos necessários para execução de uma atividade; uma fonte que atua como recurso de alimentação de energia, uma placa protoboard que é base para construção dos circuitos eletrônicos e ao total 4 rodas que servem para aplicar movimento ao projeto. A partir dessa aplicação, espera-se estimular o interesse e atenção na aprendizagem lógica, bem como possibilitar a apresentação de diferentes metodologias de aplicabilidade da tecnologia no contexto educacional.

Referências bibliograficas:

Raciocínio lógico: Uma Habilidade do Futuro. Disponível em: Acesso em 25 de agosto de 2022

SEER. O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico através de Objetos de Aprendizagem. Disponível em:

Acesso em 25 de agosto de 2022

Editora Realize. Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Algoritmo na Educação Básica. Disponível em: Acesso em 25 de agosto de 2022.

Palavras chaves: Raciocínio Lógico; Robótica; Tecnologia

Obs.: Este resumo contém 326 palavras