A Aplicabilidade da Realidade Aumentada em Redes Sociais

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Árthur Luiz De Oliveira Da Silva 1 ; Clara Mancuso Paraiso Cavalcanti 2 ; Josué Miguel Bressan 3 ; Maria Carolina Bressan Copetti 4 ; Caroline Guterres Silva 5
1Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: arthur.2020302675@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: clara.2020302719@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: josue.2020302989@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: maria.2020303082@aluno.iffar.edu.br 5Professora do IFFar - FW, e-mail: caroline.guterres@iffarroupilha.edu.br

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite a percepção do mundo virtual no mundo real, por meio de uma câmera e/ou com o uso de sistemas sensoriais, como giroscópio e acelerômetro. Ela é bastante utilizada no mundo profissional, como nas áreas da saúde, engenharia, psicologia, designer de jogos e filmes, entre outras profissões, pois a partir dessa tecnologia é possível projetar e simular cirurgias, assim como estruturas de construção ou até mesmo sinalizar emoções humanas, auxiliando no estudo psicossocial de pacientes. Diante do exposto, o objetivo do trabalho é apresentar e demonstrar como funciona essa “nova” tecnologia, que vem crescendo gradualmente no mercado, por meio do uso de óculos de realidade virtual e de filtros que são utilizados por meio de aplicativos como Instagram, TikTok e Snapchat. Esses filtros além de servirem como entretenimento e gerar uma interação entre o mundo físico e virtual, também servem como uma forma de marketing, onde lojas, celebridades e organizações utilizam deles para divulgar o seu trabalho, permitindo então melhor engajamento das publicações. Partindo desse contexto, o objetivo do trabalho é demonstrar para as pessoas as diversas maneiras que encontramos exemplos dessa tecnologia no nosso dia a dia, principalmente nos aparelhos que mais utilizados como o smartphone. Dessa forma, o trabalho utilizará como recurso de apresentação material digital contendo imagens ilustrando a aplicação no mundo real, assim como será demonstrado diferentes recursos associados a essa tecnologia. O primeiro refere-se a um acessório de óculos de realidade aumentada (VR) e um celular, que juntos criam uma imersão de um ambiente virtual, ou seja, como se estivesse vivenciando a realidade alternativa do vídeo em momento real. Na segunda demonstração utilizaremos um QR Code que irá direcionar a um filtro na plataforma do Instagram. Desenvolvido por meio do Spark AR Studio, programa fornecido pelo Facebook para elaborar filtros de realidade aumentada. Por último, demonstraremos outros exemplos encontrados nas redes sociais, citadas anteriormente, que disponibilizam efeitos de 360º do contexto que está sendo aplicado. Espera-se que, por meio desse trabalho, seja possível cativar o público, apresentando diferentes aplicações e ferramentas, de modo que, potencialize diferentes formas de interação com a tecnologia, assim como, possibilite disseminar diversas formas de reprodução de conteúdo. Permitindo então, observar as transformações advindas da evolução da tecnologia e a utilização de dispositivos digitais, especificamente a realidade aumentada.

Referências bibliograficas:

REALIDADE Aumentada - Conceito, Tecnologia e Aplicações. In: Realidade Aumentada - Conceito, Tecnologia e Aplicações . UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR, 1 out. 2014. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/5907/1/3930_7645.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.

Palavras chaves: Realidade aumentada; Tecnologia; Recursos.

Obs.: Este resumo contém 385 palavras