Thrift Store: Uma Alternativa Para a Moda Sustentável

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Luana Ziech 1 ; Olavo Dos Santos Amaral 2 ; Sofia Reis Dos Santos 3 ; Tathiana Dos Reis Evangelista 4 ; Ariane Avila Neto de Farias 5
1Estudante do Curso Téc. em Administração (T 35), e-mail: luana.2020303402@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 33), e-mail: olavo.2020304400@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Administração (T 35), e-mail: sofia.2020303510@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 31), e-mail: tathiana.2020304722@aluno.iffar.edu.br 5Professora do IFFar - FW, e-mail: ariane.farias@iffarroupilha.edu.br

Pesquisas recentes (BERLIM, 2017; FEGHALI, 2020; KAULING, 2017) apontam que países subdesenvolvidos transformaram-se em lixões clandestinos de roupas descartadas pela indústria de fast fashion. Imagens facilmente encontradas na internet mostram desertos tóxicos de roupas. Compreende-se ser necessário expor os impactos ambientais e sociais causados pela indústria da moda, sensibilizando o público, principalmente ao assimilar o papel da publicidade na colaboração para o consumo excessivo de peças de fast fashion. Ademais, salienta-se o papel do consumidor nessa problemática, visto que costuma optar por roupas consideradas mais baratas, evitando aquelas mais duradouras, movido principalmente pelo baixo custo dessas peças, ocasionado por um sistema de mão-de-obra de exploração de operários. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o cenário da moda nos dias de hoje, bem como sobre os fatores que levam a um contexto de hiperconsumo e hiperprodução nessa indústria. Do mesmo modo, pretende-se apresentar alternativas sustentáveis para deter esses movimentos de alguma forma. Ainda, desenvolveu-se um aplicativo — Thrift store — que visa ajudar na diminuição do consumo excessivo de roupas, tendo como ideia principal o aluguel de peças. O presente aplicativo possibilita que os usuários aluguem roupas, que viriam principalmente de marcas slow fashion, para que tanto os consumidores quanto os produtores se beneficiem, democratizando o acesso a este tipo de comércio sustentável e influenciando a transformação da indústria.

Referências bibliograficas:

Transformações na mora: crítica, ética e estética. In: Colóquio de moda, 13., 2017,Bauru. Anais... . Bauru: Unesp, 2017. p. 1 - 16. Disponível em:

. Acesso em: 20 ago. 2022.

FEGHALI, Marta Kasnar; DWYER, Daniela. As engrenagens da moda. 2. ed. Rio de Janeiro: Senac Rio,2000. 160 p.

KAULING, Graziela Brunhari. As redes sociais como dispositivos do imaginário e potencializadoras

simbólicas de novas formas de criação de moda. 2017. 147 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências

da Linguagem, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2017.

MUNHOZ, Júlia Paula. Um ensaio sobre o fast-fashion e o contemporâneo. 2012. 55 f. Monografia

(Especialização) - Curso de Estética e Gestão de Moda, Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes, Universidade de SÃo Paulo, São Paulo, 2012.

Palavras chaves: Moda; Sustentabilidade; Fast Fashion; Slow Fashion; Consumo.

Obs.: Este resumo contém 225 palavras