Glossário Inglês-Português com Termos da Administração

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Andrielly Kristiuk 1 ; Antonio Stona 2 ; Clara Izabel Thiele 3 ; Raíssa Fontana Noronha 4 ; Pedro Henrique de Gois 5
1Estudante do Curso Téc. em Administração (T 25), e-mail: andrielly.2021300254@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Administração (T 25), e-mail: antonio.2021302553@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Administração (T 25), e-mail: clara.2021300263@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Administração (T 25), e-mail: raissa.2021300488@aluno.iffar.edu.br 5Professor do IFFar - FW, e-mail: pedro.gois@iffarroupilha.edu.br

O projeto do ‘Glossário Inglês-Português com termos da Administração’ tem como objetivo pesquisar termos técnicos em inglês que são utilizados com frequência na área da Administração no Brasil. A compreensão de tais termos, que derivam de uma realidade diversa, ajuda a compreender sua apropriação e uso em uma realidade diversa (ROSA; ALVES, 2011). A partir da pesquisa, o projeto propõe o registro dos termos em um glossário que pode auxiliar os interessados em conhecer com maior aprofundamento os termos indicados. A ideia desse projeto surgiu de acordo com nossas experiências de estudantes do Curso Técnico em Administração. O inglês, como idioma global, tem forte influência da linguagem acadêmica e científica e, no caso da Administração, mantém o vínculo da área (Management) com sua formalização enquanto área de conhecimento e pesquisa (sobretudo sob influência americana e anglo-saxônica). Entendemos que é necessário construir uma compreensão apropriada do significado de cada termo para compreender seu uso nos discursos e práticas administrativas. Para elaborar este vocabulário foi necessário pesquisar e selecionar as palavras que observamos como mais recorrentes no contato com as diferentes disciplinas técnicas, observar a tradução corrente para o português quando existente, pois a maioria não têm tradução e explicá-las de forma compreensível e, por fim, reuni-las em um único arquivo. A dificuldade de utilizar os termos indicados sem corromper seu significado original ou banalizar o uso é algo importante, dado que os conceitos e teorias que a Administração desenvolve, muitas vezes, adota tais termos como sendo de compreensão geral e acrítica. A proposta do glossário pretende contribuir para estes problemas observados. Sobre a forma em que o glossário encontra-se organizado, foi utilizado um modelo tradicional, porém em um arquivo digital que pode ser editado quando for necessário para adicionar novas palavras. O grupo pretende ampliar o glossário para uma plataforma digital, o que tornaria ainda mais fácil a procura de cada palavra. Como contribuição do trabalho, ressaltamos também que o uso desta referência não é restrita à alunos do curso técnico em administração, mas para qualquer pessoa que sentir necessidade de acessar e compreender melhor termos e conceitos de gestão na medida em que tenham contato com eles ou precisem deles fazer uso em suas atividades acadêmicas e profissionais.

Referências bibliograficas:

ROSA, Alexandre R. ALVES, Mario A. Pode o conhecimento em gestão e organização falar português? RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 51, n.3, p. 255-264, maio/jun., 2011. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/rae/a/qxPc9tKHJNfCn79nBb4cRGL/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.

Palavras chaves: Glossário, termos administrativos, tradução.

Obs.: Este resumo contém 368 palavras