E. M. E. F. Afonso Balestrin (Taquaruçu do Sul)
A abelha Apis Mellifera é um inseto que apresenta múltiplos propósitos, muito importante para a polinização de várias culturas e também para a produção de mel. Este por sua vez é um produto alimentício, muito apreciado por seu sabor característico e pelo seu considerável valor nutritivo. Considerado um dos produtos mais puros da natureza, derivado do néctar e de outras secreções naturais das plantas que são coletadas e processadas pelas abelhas. Além disso, o mel pode apresentar diferentes colorações, o que é um reflexo das reações de substâncias polifenólicas com sais de ferro, do conteúdo de minerais e da instabilidade da frutose em solução ácida. No Brasil, o consumo de mel por habitante ainda é muito baixo, considerado um dos menores do mundo, cerca de 100 g/habitante/ano. Cabe destacar que para a aquisição do mel, um dos principais critérios adotados pelos consumidores é a aparência, sendo que o produto de cor clara alcança os valores mais elevados no mercado mundial. No entanto, os méis de cor escura apresentam maior concentração de sais minerais, vitaminas B e C, além de possuir aroma mais acentuado. Portanto, a coloração não é apenas uma propriedade óptica, ela está relacionada com a origem floral, variações climáticas durante o fluxo do néctar e amadurecimento do mel na colmeia, podendo variar de quase incolor a pardo-escura, conforme a instrução normativa nº11 de 20/10/2000. Neste sentido, o presente trabalho tem o objetivo de orientar o consumidor sobre as diferentes tonalidades e propriedades químicas do mel, bem como seus benefícios. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos relacionados ao tema, aonde foi possível analisar que os méis com tonalidades mais escuras apresentaram maior concentração de minerais, valores de pH mais elevados e uma estreita relação com os elementos cálcio e ferro. Enquanto que os méis com tonalidades mais claras se correlacionaram com os teores de sódio, um dos principais elementos constituintes das cinzas dos méis.
Referências bibliograficas:
ALCICI, F. O. S.; FREIRE, N. M. Cartilha Mel & Outros Produtos da Colmeia. Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Disponível em: . Acesso em: 10 de ago. de 2022.
EMBRAPA. ABC da Agricultura Familiar - Criação de abelhas (Apicultura). Brasília, 2007
BRASIL. Disponível em: https://abelha.org.br/apicultura-no-brasil/.2015. Acesso em: 08 de ago. de 2022.
BARBOSA, A. L. et al. ABC da agricultura familiar: Criação de abelhas (Apicultura). Brasília, Df: Embrapa, 2007. (Informação Tecnológica). Disponível em: . Acesso em: 20 de jul. de 2022.