Uso de TICs em Sala de Aula: Números Racionais: Frações

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Sandra Maria de Brum Palmeiras 1 ; Renata Zachi 2 ; Sandra Edinara Baratto Viecelli 3
1Discente, e-mail: palmeiras.sandra2802@gmail.com 2Professora do IFFar - FW, e-mail: renata.zachi@iffarroupilha.edu.br 3Professora do IFFar - FW, e-mail: sandra.viecelli@iffarroupilha.edu.br

Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma intervenção realizada no Colégio Estadual Três Mártires da cidade de Palmeira das Missões, proposta pela disciplina de Prática de Ensino da Matemática III, do curso de Licenciatura em Matemática do IFFar- Campus Frederico Westphalen. Para a realização da mesma foram necessárias várias etapas:apresentação do discente no colégio, entrevista com a professora, planejamento e execução da intervenção, bem como a apresentação após sua realização.. A turma escolhida para o desenvolvimento da atividade foi a do 7º ano do ensino fundamental e o conteúdo definido durante a entrevista com a professora regente foi Números Racionais: Frações. Durante as aulas de PeCC III, foi desenvolvido o planejamento da intervenção, que teve como objetivo geral: promover a revisão de conteúdo de números racionais na representação fracionária, tipos de frações, associações e comparações com representação de imagem e associações com pontos de reta numérica, utilizando a ferramenta tecnológica Interactive Simulations Phet Colorado; e como objetivos específicos: construir frações correspondentes usando números e imagem, comparar frações usando números e imagem,reconhecer principais tipos de frações: próprias, impróprias, aparentes e equivalentes. converter entre imagem de uma fração, uma fração numérica e um ponto na reta real .A atividade proposta foi realizada na sala de informática da escola, por meio da ferramenta pedagógica Portal Interactive Simulations (PhET). Os alunos participaram em duplas para realizar as atividades. A metodologia usada foi investigativa/ explorativa, de forma em que os alunos pudessem analisar a ferramenta tecnológica e aos poucos recordar o conteúdo já estudado sobre frações. No decorrer da prática o aluno teve oportunidade de reconhecer, construir e comparar os tipos de frações e localizá-los na reta numérica. Sendo assim, foi uma experiência muito significativa para a formação acadêmica da discente, a qual oportunizou a interação, o contato com o ambiente escolar e com as Tecnologias Informação e Comunicação - TICs.

Referências bibliograficas:

Phet Interactive Simulations. Disponível em : https://phet.colorado.edu/pt_BR/ https://matematicanaweb.com.br. Acesso em:15/06/2022.

Palavras chaves: frações; números racionais; tecnologias

Obs.: Este resumo contém 314 palavras