Marte: Nosso Possível Lar

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Isadora Bressan Zanatta 1 ; João Antônio Barbosa Prestes 2 ; Paulo Cezar De Moura Arruda 3 ; Pollyana Eichsttat Maçalai 4 ; Gyheniffer Fontella Borges 5 ; Rodrigo Poglia 6
1Estudante do Curso Téc. em Informática (T 14), e-mail: isadora.2022303410@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 23), e-mail: joao.2021301369@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Administração (T 15), e-mail: paulo.2022302880@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 13), e-mail: pollyana.2022319690@aluno.iffar.edu.br 5Professora do IFFar - FW, e-mail: gyheniffer.borges@iffarroupilha.edu.br 6Professor do IFFar - FW, e-mail: rodrigo.poglia@iffarroupilha.edu.br

Escolhemos este tema pelo grande interesse que desperta em todos os integrantes do grupo; a ideia surgiu quando Elon Musk comprou o aplicativo twitter, quando então utilizou o momento de destaque para anunciar seu o projeto de levar vida humana a Marte realmente seria viável. O objetivo deste projeto é mostrar ao público em geral a possibilidade da viagem e colonização em outro planeta de nosso sistema: Marte. “Se tornarmos a vida multi planetária, pode chegar um dia em que algumas plantas e animais morram na Terra, mas ainda estejam vivos em Marte” (Elon Musk, 2017). É de conhecimento geral que Musk pretende levar humanos ao planeta vermelho até o fim desta década, mas será que pode acontecer? Não podemos dizer com precisão se essa ideia sairá do papel ou terá de ser adiada, mas com base em pesquisas, dados e imagens, teremos alguma noção se será possível ou não. Sabemos que uma das ideias de Elon Musk é levar um milhão de pessoas ao quarto planeta do sistema solar até 2050. Segundo sua visão, os humanos viverão em redomas de vidro para a sustentação da vida em Marte. Por meio de banners, gráficos, representações virtuais e físicas, apresentaremos a duração da viagem espacial entre ambos planetas, se o solo é fértil para o plantio, se há possibilidade de algum tipo de vida, seja consciente ou não, sobreviver no terreno, e como serão os “condomínios” para que haja vida humana no planeta. Além disso, também levantaremos questionamentos ao final da apresentação, sobre como seria a possível "morada em Marte", sobrevivência, as leis como gravidade, entre outras.

Referências bibliograficas:

CORREIA, Flavia. “Elon Musk tem nova data estimada para os humanos colocarem os pés em Marte”. Disponível: < https://olhardigital.com.br/2022/03/18/ciencia-e-espaco/elon-musk-tem-nova-data-estimada-para-os-humanos-colocarem-os-pes-em-marte/ >. Acesso: 23 de ago 2022.

MARTUCCI, Mariana. “Em 1953, um cientista previu que um líder chamado ‘Elon’ comandaria Marte”. Disponível: < https://exame.com/ciencia/em-1953-cientista-previu-que-um-lider-chamado-elon-comandaria-marte/ >. Acesso: 23 ago 2022.

Palavras chaves: Colonização; Marte; Viagem;

Obs.: Este resumo contém 266 palavras