Proposta de Consultoria de Gestão Ambiental Sustentável

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Ana Luisa Negrini 1 ; Gabrielle Ulbriki 2 ; Jhienifer Estraich 3 ; Pedro Henrique Bonafé Barth 4 ; Pedro Henrique de Gois 5
1Estudante do Curso Téc. em Administração (T 35), e-mail: ana.2020303055@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Administração (T 35), e-mail: gabrielle.2020303224@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 22), e-mail: jhienifer.2021301289@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Administração (T 35), e-mail: pedro.2020303476@aluno.iffar.edu.br 5Professor do IFFar - FW, e-mail: pedro.gois@iffarroupilha.edu.br

O objetivo deste trabalho é propor um modelo de consultoria especializada em Gestão Ambiental voltado para sustentabilidade. Nosso grupo idealizou uma startup - empresa de base tecnológica que tem como objetivo manter um baixo custo, com produtos padronizados e com potencial de escala na oferta de seus produtos e serviços (SEBRAE, 2022) - para atender empresas na adequação às exigências legais e de seu ambiente de negócios quanto a sustentabilidade ambiental, social e econômica (SILVA; PASQUALETTO, 2011) tanto no contexto nacional brasileiro como internacional. Para tanto, a empresa tem como proposta pesquisar o modelo de negócios, as características administrativas de operação e gestão localizadas e, por fim, as diretrizes legais que orientam práticas sustentáveis para as potenciais empresas-clientes. Como forma de ampliar o negócio, a prestação de um serviço confiável e de qualidade, atendendo com rapidez e com cuidadoso detalhamento das três dimensões de sustentabilidade, seria um ponto de agregação no reconhecimento e preferência para projetos futuros com os clientes que trabalharão conosco e futuras indicações. Nossa proposta, como resultado da consultoria, é consolidar um certificado que seja reconhecido no mercado como referência em produtos e/ou serviços confiáveis em termos ambientais, de responsabilidade social e econômicos.

Inicialmente, essa startup estaria ligada à prestação de serviços que visam a adequação e regularização ambiental por empresas-clientes. Como inovação, a proposta é propor soluções para os clientes que desejam adquirir um modelo mais sustentável e consciente, resultando na identificação social desta postura como parte de sua marca como forma de ampliar a visibilidade e os resultados. Essa proposta também tem o intuito de apoiar empresas no processo de certificação com selos verdes e certificações que atestem o compromisso com a sustentabilidade.

Nossa ideia é fazer com que a startup seja voltada totalmente ao objetivo da empresa, sendo um processo pensado e analisado para cada uma delas. Para que isso aconteça, nossa empresa terá um funcionário que irá fazer visitas técnicas, afim de realizar diagnósticos especializados para cada empresa-cliente, compartilhar e construir soluções dedicadas para que, em cada caso, seja possível alcançar soluções confiáveis e reconhecidas socialmente como responsáveis em termos de sustentabilidade. Temos como enunciados fundamentais de planejamento: 1) a Missão de ‘Ser reconhecida como uma empresa referência no mercado de consultoria para sustentabilidade em práticas organizacionais por empresas no Brasil e no exterior’; 2) a Visão de ‘proporcionar soluções que em que equilíbrio entre o bem estar ambiental e a produtividade empresarial sejam alcançar em curto prazo e como investimento de longo prazo; 3) Valores: comprometimento com a ética, transparência, contribuição, qualidade e excelência no atendimento prestado.

Referências bibliograficas:

SEBRAE. O que é uma startup?. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-uma-startup,6979b2a178c83410VgnVCM1000003b74010aRCRD#:~:text=No%20entanto%2C%20h%C3%A1%20uma%20defini%C3%A7%C3%A3o,em%20condi%C3%A7%C3%B5es%20de%20extrema%20incerteza.. Acesso em: 24 ago. 2022.

SILVA, J. B. PASQUALETTO, A. O desenvolvimento sustentável sob a ótica dos pilares: ambiental, social e econômico. Estudos, Goiânia, v. 41, especial, p.107-118, set. 2014.

Palavras chaves: Administração. Sustentabilidade. Startup

Obs.: Este resumo contém 423 palavras