IFFar - Campus Frederico Westphalen
O objetivo do nosso projeto é proporcionar um espaço de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) até a comunidade acadêmica do IFFar - Campus Frederico Westphalen e para a comunidade, por meio de recursos digitais e divulgação de materiais educativos. Nosso interesse partiu da convivência com colegas surdos e de depoimentos que demonstram como pessoas surdas têm dificuldades de interagir em diferentes espaços sociais em função do desconhecimento de sua língua. Estas dificuldades impõe barreiras na convivência mais ampla com colegas na escola, no acesso a oportunidades de trabalho e a convivência em sociedade de forma geral quando é necessário recorrer a um serviço público ou em situações do cotidiano como um atendimento médico ou uma compra no comércio em geral.
Para que essa língua seja mais valorizada na sociedade, é preciso conhecê-la, motivar as pessoas a compreender que se comunicar com a comunidade surda é um aprendizado a partir da diferença e parte de uma uma construção social inclusiva. Assim, nosso projeto e ações propostas incluem vídeos, textos, símbolos e representações significativas para aprender elementos de comunicação com o propósito de ajudar e incentivar as pessoas a se comunicar com as pessoas surdas.
Como proposta metodológica, propomos construir e compartilhar vídeos em um canal feito no YouTube e postagens no Instagram para que assim consigamos chamar atenção para a conscientização do maior grupo de pessoas possível sobre nosso objetivo. Além disso, como representação do nosso objetivo, iremos organizar na forma de banner uma disposição de sinais e símbolos que podem ajudar na comunicação com a comunidade surda. Durante a realização da mostra de ciências, iremos compartilhar com o público nossos conhecimentos sobre LIBRAS, demonstrando como é possível dizer um ‘bom dia’, um ‘olá’ ou um ‘tudo bem com você?’ como expressões simples, mas que podem fazer toda a diferença para conviver e dialogar com pessoas surdas que sejam colegas de escola e na vida como um todo nos diferentes contextos sociais.
Como contribuição, nosso trabalho pretende que mais pessoas, conhecendo e se interessando em aprender mais sobre a comunidade surda e sobre LIBRAS ampliem as oportunidades de inclusão e convivência com a comunidade surda.
Referências bibliograficas: