Paralelos e Meridianos Para Que?

IFFar - Campus Frederico Westphalen

André Gabriel Rockenbach 1 ; Davi Armando Zinhani Dos Santos 2 ; Júlia Cadore Dalcanal 3 ; Mariana Cezar Milani 4 ; Gyheniffer Fontella Borges 5
1Estudante do Curso Téc. em Informática (T 34), e-mail: andre.2020302666@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 21), e-mail: davi.2021300773@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 21), e-mail: julia.2021301458@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (T 21), e-mail: mariana.2021317162@aluno.iffar.edu.br 5Professora do IFFar - FW, e-mail: gyheniffer.borges@iffarroupilha.edu.br

Estudar geografia física é uma maneira de entender porque existem horários diferentes em cada país do mundo, é perceber a lógica das separações dos hemisférios e porque recebem as nomenclaturas referidas. Mas para isso, torna-se indispensável o saber sobre o que são as linhas paralelas e as linhas do meridiano, onde se localizam e o que interferem tanto em nossa vida quanto na relação mundial entre países, qual a necessidade deles. O estudo dos paralelos e meridianos está relacionado a localização no espaço e as configurações de horários tanto a nível nacional quanto mundial. Divisões de hemisférios, fusos horários e coordenadas geográficas são os principais destaques deste estudo. No entanto, o projeto justifica-se pela recriação do Globo Terrestre destacando esses elementos, tornando possível visualizar melhor estes objetos de estudo, facilitando a aprendizagem. O objetivo deste projeto é trabalhar as relações das coordenadas geográficas associando as distinções dos fusos horários em âmbito mundial, sendo realizada através da representação de um globo terrestre temático, ou seja, que trata diretamente da influência dos paralelos e meridianos sobre localização e fusos horários. A metodologia empregada foi baseada na pesquisa de materiais bibliográficos, tais como livros, revistas e artigos científicos. Através da produção do globo temático espera-se alcançar a ilustração dos paralelos e meridianos afim que facilite a compreensão dos demais colegas sobre esse conteúdo escolar, onde facilita a aprendizagem quando pode-se olhar e identificar os elementos que formam o globo, mesmo que dentro da teoria sejam classificados como imaginários, facilitando assim a aprendizagem e a interação da turma com o conteúdo.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Coordenadas Geográficas; Fusos Horários; Meridianos; Paralelos;

Obs.: Este resumo contém 257 palavras