Uso de Software na Mineração de Artigos Sobre História da Matemática

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Hilda Hildebrand Soriani 1 ; Kauane Andressa Flach 2 ; Félix Afonso de Afonso 3
1Discente, e-mail: hildasoriani@gmail.com 2Discente, e-mail: kaauane_flaach@hotmail.com 3Professor do IFFar - FW, e-mail: felix.afonso@iffarroupilha.edu.br

As dificuldades de aprendizado, principalmente na matemática, podem levar a uma série de barreiras acadêmicas, sendo que os relatos de dificuldades de compreensão da disciplina são, em geral, devido à falta de conexão desta com a realidade dos alunos, e também, devido aos conteúdos serem muito abstratos. A História da Matemática pode ser utilizada para proporcionar a contextualização dos conteúdos e auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, situando temporalmente e espacialmente as grandes ideias e problemas, junto com suas motivações e precedentes históricos. O objetivo desse trabalho foi a mineração de artigos científicos para construir e visualizar redes de co-ocorrência de termos relacionados à História da Matemática nestes textos, dentro do Portal de Periódicos da Capes, utilizando-se o software VOS Viewer. A consulta na base de dados foi realizada em maio de 2022 e, ao todo, aproximadamente 1000 artigos nos últimos 10 anos foram encontrados com a palavra-chave História da Matemática. A rede de co-ocorrência gerada apresentou 12 termos mais relevantes relacionados à História da Matemática, sendo três mais intimamente relacionados: Educação Matemática, Matemática e Ensino. Os termos Professores e Formação de Professores formou um ramo da rede com publicações mais recentes (2020); outro ramo foi formado pelos termos História e Historiografia, e os demais termos presentes foram: História da Educação Matemática, Livros Didáticos, Regras do Metadiscurso, História na Educação Matemática e Livros Didáticos de Matemática. A busca utilizando o software também apontou o ano de 2016 com um maior quantitativo de publicações relacionadas ao tema de interesse nos últimos 10 anos. A Educação Matemática foi o ramo mais robusto da rede, e essa relação já está estabelecida segundo alguns estudiosos da área, como D’Ambrósio (1999, 2012), o qual preconiza que em matemática é impossível discutir práticas educativas que se fundamentem na cultura, em estilos de aprendizagem e nas tradições sem recorrer à História, que compreende o registro desses fundamentos, além de destacar o papel motivador da história nas aulas de matemática.

Referências bibliograficas:

D´AMBROSIO, U. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.(org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 97-115.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 23ª ed. Campinas: Papirus, 2012. 120 p.

Palavras chaves: Contextualização; dificuldades de aprendizado; interdisciplinaridade; redes de co-ocorrência.

Obs.: Este resumo contém 323 palavras