Produção de Recursos Manipuláveis para o Ensino da Matemática: Uma Proposta com Ênfase na Reutilização de Materiais

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Camila Dall`Asta Stival 1 ; Luana Fussinger 2 ; Marcela Évilin Battisti 3 ; Lucas Esteves Dore 4
1Discente, e-mail: camila.2020000870@aluno.iffar.edu.br 2Discente, e-mail: luana.2020001493@aluno.iffar.edu.br 3Discente, e-mail: marcela.2020001546@aluno.iffar.edu.br 4Professor do IFFar - FW, e-mail: lucas.dore@iffarroupilha.edu.br

Para além do domínio teórico e do conteúdo, o ensino da Matemática demanda saberes docentes e pedagógicos que permitam a construção de práticas e processos de aprendizagem significativos. Neste cenário, com o propósito de possibilitar a produção de recursos que subsidiem os futuros professores em sala de aula, através das ações propostas pela disciplina de Prática de Ensino de Matemática V, em processos de ação e reflexão, foi possível construir materiais manipuláveis que tiveram a finalidade de favorecer a compreensão dos conceitos matemáticos. Nesse movimento, o presente resumo visa descrever um recurso manipulável, construído a partir da reutilização de materiais, direcionado para o ensino da Matemática no Ensino Fundamental. Norteado pelas proposições de Silva (2016), o recurso intitulado ASMD, trata-se de um jogo que reforça o cálculo mental e as quatro operações básicas, tais como adição, subtração, multiplicação e divisão. O mesmo direciona-se para o 6º Ano e, por se tratar de um jogo, enquanto metodologia explora e aprofunda os conceitos matemáticos através de situações desafiadoras e instigantes que mobilizam a participação e propiciam a interatividade. O material necessário para a produção do tabuleiro e das peças do jogo consiste na reutilização de papelão, garrafa PET de 250 ml, tampinhas de caixa de leite, pedaços de E.V.A., folhas coloridas, dados e cola. Para seu desenvolvimento junto à turma formada por professores em formação a proposta foi pensada a partir de dois momentos, quais sejam na confecção do jogo a partir da reutilização de materiais e, posteriormente, no desenvolvimento e exploração do mesmo junto ao grupo. Na produção do jogo, inicialmente, o tabuleiro com materiais alternativos e sucatas foi confeccionado. Para isso, produziu-se uma malha quadriculada com 5 colunas e 10 linhas numeradas de 01 a 10. As tampinhas foram usadas como marcadores e a garrafa PET pequena, no que lhe concerne, foi utilizada, juntamente, com os três dados. Após a construção do jogo, apresentou-se as regras do mesmo que poderá ser realizado por até 5 participantes. Para desenvolvê-lo, é preciso jogar os dados e, por iniciar na casa 1, utilizando as quatro operações, requer que seja construída uma expressão que tenha como resultado 1 e, assim sucessivamente, até chegar na casa 10. Vence quem chegar na última casa primeiro. Ao final do desenvolvimento do jogo, após algumas rodadas, aproveitou-se para problematizá-lo e fazer relações com o conteúdo. Os futuros professores de Matemática ficaram muito entusiasmados com a proposta, especialmente, porque foi produzida a partir da reutilização de materiais. Diante disso, envolveram-se de maneira significativa e conseguiram exercitar alguns conceitos básicos importantes. Em suma, é possível sublinhar que as ações propostas e, especialmente, o jogo produzido propiciaram muitos resultados satisfatórios, demonstrando o quanto a utilização de recursos diversos, além de propiciar a participação e envolvimento, podem contribuir com a construção da aprendizagem da Matemática.

Referências bibliograficas:

SILVA, Josimere Nunes da. Confecção de jogos matemáticos na sala de apoio a aprendizagem com alunos do 6º ano do ensino fundamental. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE: Produção Didático-pedagógica (Cadernos PDE), 2014. Curitiba: SEED/PR., v.2. ISBN 978-85-8015-079-7. 2016.

Palavras chaves: Ensino de Matemática. Recursos manipuláveis. Prática de ensino. Formação de professores.

Obs.: Este resumo contém 465 palavras