IFFar - Campus Frederico Westphalen
Os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática são complexos, especialmente quando se trata do estudo da Geometria. Sendo assim, acredita-se que a aplicação de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação) – tais como o software educacional Geogebra – possam auxiliar professores e alunos, propiciando novas formas de ensinar e de aprender. Neste contexto, o presente trabalho busca relatar a realização de um estudo de caso na área do ensino de Matemática, voltado à aplicação do GeoGebra com uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental em uma Escola Pública do município de Taquaruçu do Sul - RS, envolvendo conteúdos relacionados à Geometria Plana. O estudo de caso envolveu o planejamento e a aplicação de atividades utilizando o GeoGebra como apoio aos processos de ensino e de aprendizagem na disciplina de Matemática. Esse trabalho se justifica pelo fato de estimular os processos de ensino e de aprendizagem de Geometria, buscando dinamizar as aulas, aplicando o GeoGebra para construir e estudar os triângulos. Os objetivos deste trabalho foram: facilitar o entendimento de conceitos e fórmulas das figuras geométricas, estimular a compreensão de como os conceitos da geometria se originaram e se desenvolveram, capacitar os alunos para o uso do software GeoGebra e tornar mais interessante e dinâmico o ensino da Matemática. As atividades foram divididas em dois momentos. Em um primeiro momento foi utilizada a metodologia tradicional de ensino, por meio de uma aula expositiva sobre triângulos e sobre a utilização do GeoGebra. Em um segundo momento, foram demonstradas algumas possibilidades de utilização do GeoGebra com a participação ativa dos alunos, aplicando os conteúdos apresentados de forma prática. Na parte prática, foi empregada a metodologia construtivista, pois os alunos construíram o conhecimento sobre os triângulos utilizando o GeoGebra. A aprendizagem dos alunos foi verificada por meio de atividades desenvolvidas envolvendo o tema trabalhado, por meio da observação da participação em aula. Além disso, foi aplicado um instrumento de pesquisa, na forma de um questionário online, para identificar as impressões dos alunos a respeito da aplicação do GeoGebra nos processos de ensino e de aprendizagem de Geometria Plana. As impressões dos alunos foram positivas, destacando o interesse dos mesmos ao estudar a Geometria por meio do GeoGebra.
Referências bibliograficas: