A Contextualização da Matemática na Educação Básica

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Patrick Stiehl Silva 1 ; Ana Queli Mafalda Reis Lautério 2 ; Renata Zachi 3
1Discente, e-mail: patrick.2019005471@aluno.iffar.edu.br 2Professora do IFFar - FW, e-mail: ana.reis@iffarroupilha.edu.br 3Professora do IFFar - FW, e-mail: renata.zachi@iffarroupilha.edu.br

A presente escrita aborda as ideias e objetivos de um projeto de extensão que tem como ênfase a criação de oficinas matemáticas, destinadas a alunos de escolas de Educação Básica da região de Frederico Westphalen. Tais oficinas serão desenvolvidas a partir do uso de materiais didáticos, ofertados também aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática para o desenvolvimento de práticas. Essas oficinas irão possibilitar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática, ocorram de forma contextualizada. Utiliza-se a contextualização com base em teorias cognitivas sobre os processos de aprendizagem. De acordo com Lautério (2018) a contextualização tem o objetivo de estabelecer e possibilitar a apropriação dos significados para a aprendizagem dos conceitos. Este projeto de maneira inicial se estrutura com um foco na pesquisa para fortalecer as sustentações teóricas e assim produzir materiais didáticos que contextualizam o ensino da matemática de modo a constituir o acervo do Laboratório de Ensino de Matemática. Assim esse projeto de extensão, pretende alcançar os objetivos traçados inicialmente, elaborando materiais didáticos, ofertando oficinas aos estudantes e formação aos professores das escolas de Educação Básica da região. O desenvolvimento dessas oficinas, visam propagar uma perspectiva de contextualização que potencializa o ensino através do desenvolvimento de processos de aprendizagem.

Referências bibliograficas:

DAVYDOV, Vasili. Problemas do Ensino Desenvolvimental – A Experiência da Pesquisa teórica e Experimental na Psicologia. Tradução José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. 2009. Disponível em: professor.pucgoias.edu.br/.../DAVYDOV%20TRADUÇÃO%20PROBLEMS%20OF%.... Acesso em: 12/09/2015.

DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. 3ª. ed. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

DAVIDOV. Uma nova abordagem para a interpretação da estrutura e do conteúdo da atividade. Tradução de Libâneo. (2002). A new approach to the interpretation of activity structure an content. In: HEDEGARD, Mariane; JENSEN, Uffe Juul. Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarhus (Dinamarca): Aarthus University Press, 1999.

DAVÍDOV, V. V. Analisis de los principios didácticos de la escuela tradicional y possibles principios de enseñanza en el futuro proximo. In: SHUARE, Marta. La Psicologia evolutiva y pedagogía en la URSS. Antología. Moscu: Editorial Progreso, p. 143-154, 1987.

DAVÍDOV, V. V.; SLOBÓDCHIKOV, V.I. La enseñanza que desarrolla em La escuela Del desarrollo. In: La educación y La enseñanza: uma mirada al futuro. Progreso, Moscú, p. 118-144, 1991.

LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. - 3ª Ed. rev – Campunas, São Paulo. Autores Associados, 2010.

MAIOLI, Marcia. A contextualização na matemática do Ensino Médio. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2012.

PERLIN, Patrícia. Alfabetização Matemática, uma experiência formativa. In: ANTUNES, Helenise Sangoi. [et. al]. Formação de professores: alfabetizadores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Santa Maria. Editora e Gráfica: Curso Caxias. 2018. p. 85-102.

REIS, Ana Queli Mafalda. A contextualização da matemática como princípio educativo no desenvolvimento do pensamento teórico: exploração de contextos no movimento do pensamento em ascensão do abstrato ao concreto. Tese (doutorado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências. – Ijuí, 2017.

VIGOTSKY, Lev Semenovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2 ed. l.São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch.. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Palavras chaves: Educação Matemática, Contextualização, Materiais Didáticos

Obs.: Este resumo contém 205 palavras