IFFar - Campus Frederico Westphalen
A matemática se faz presente em nosso cotidiano e o domínio de noções básicas desta ciência se faz necessário para o desenvolvimento de diversas atividades em nossa sociedade. Mesmo com tais características, a aprendizagem de conceitos matemáticos têm se constituído em um verdadeiro desafio para parcela significativa de estudantes da educação básica, conforme pode ser observado em diferentes instrumentos de avaliação, tais como: Prova Brasil, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Neste contexto, propõe-se o desenvolvimento do projeto de extensão “Mais Matemática: estimulando estudantes da Educação Básica à apropriação de conhecimentos matemáticos”, o qual tem por objetivo contribuir com a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem deste nível de escolaridade, além de proporcionar a aproximação entre estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e as escolas. O mesmo tem como foco promover ações com estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, da região do Médio Alto Uruguai do estado do Rio Grande do Sul. Dentre as ações propostas, citam-se: pesquisa e construção de recursos didáticos que possam auxiliar na aprendizagem de conceitos matemáticos; oferta de aulas preparatórias para as provas de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio e Olimpíadas Brasileiras de Matemática; disponibilizar dicas, curiosidades, informações e desafios matemáticos com o auxílio de redes sociais; realizar palestras em escolas de educação básica; e participar de feiras e mostras pedagógicas. Como resultados destas ações, espera-se ampliar a motivação dos estudantes para o estudo de conceitos matemáticos e qualificar os processos de ensinar e aprender na disciplina de Matemática da Educação Básica.
Referências bibliograficas:
FELICETTI, V. L.; GIRAFFA, L. M. M. Aprendizagem matemática e a relação entre formação docente, práticas metodológicas e matofobia. In: Anais do XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife, Brasil, 2011, p. 1- 12.
INEP. Relatório de Resultados do Saeb 2019. Vol. 1 – 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e séries finais do Ensino Médio. Brasília: INEP/Ministério da Educação, 2021. Disponível em:. Acesso em: mar. 2022.
SILVA, J. C.; FILHO, H. V. A.; ALVES, L. M. N. Matofobia: investigando e apontando fatores causadores da aversão à matemática. In: Anais do II Seminário Científico da FACIG: sociedade, ciência e tecnologia. Manhuaçu –MG, 2016, p. 1-9.