A Contextualização do Ensino da Matemática: O Desenvolvimento do Pensamento Teórico Através da Ascensão do Abstrato ao Concreto

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Danieli Burchard da Costa 1 ; Gabriel Brizolla Prestes 2 ; Ana Queli Mafalda Reis Lautério 3
1Discente, e-mail: danieliifffw@gmail.com 2Estudante do Curso Téc. em Informática (T 24), e-mail: gabriel.2021300094@aluno.iffar.edu.br 3Professora do IFFar - FW, e-mail: ana.reis@iffarroupilha.edu.br

A Educação Matemática é uma área abrangente que discute o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Neste sentido, apresentamos o projeto de pesquisa “A contextualização do Ensino da Matemática: O desenvolvimento do pensamento teórico através da ascensão do abstrato ao concreto” que se apoia na teoria do Ensino Desenvolvimental de Davidov (1982, 2009), problematizando o processo de aprendizagem da matemática, através de um ensino contextualizado. A pesquisa contou com a constituição de um grupo de estudos, análise de livros didáticos e realização de experiências práticas do trabalho docente. Como base para a pesquisa foram estudadas algumas teorias que fundamentam a Contextualização do Ensino da Matemática, tendo uma abordagem histórico-cultural de Vigotsky (2008) a partir de pressupostos do Materialismo Histórico Dialético de Marx (2002) com visões aprofundadas na teoria de Davidov (1982, 2009). O projeto, busca também, envolver os alunos bolsistas, de maneira que estes compreendam elementos centrais no processo da contextualização da matemática. Para a integração, foram realizados encontros via Google Meet e também presenciais, com estudos, análises e discussões acerca do tema. Como resultado, o projeto busca estudar os diferentes tópicos da teoria, analisar como o conceito pode ser explorado em materiais didáticos e vivenciar estes processos na proposição de oficinas contextualizadas, de maneira que se possa observar um movimento de aprendizagem em ascensão do abstrato ao concreto.

Referências bibliograficas:

DAVYDOV, Vasili. Problemas do Ensino Desenvolvimental – A Experiência da Pesquisa teórica e Experimental na Psicologia. Tradução José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. 2009. Disponível em: professor.pucgoias.edu.br/.../DAVYDOV%20TRADUÇÃO%20PROBLEMS%20OF%.... Acesso em: 12/09/2015.

DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. 3ª. ed. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

DAVIDOV. Uma nova abordagem para a interpretação da estrutura e do conteúdo da atividade. Tradução de Libâneo. (2002). A new approach to the interpretation of activity structure an content. In: HEDEGARD, Mariane; JENSEN, Uffe Juul. Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarhus (Dinamarca): Aarthus University Press, 1999.

LAUTÉRIO, Ana Queli Mafalda Reis. A contextualização da matemática como princípio educativo no desenvolvimento do pensamento teórico: exploração de contextos no movimento do pensamento em ascensão do abstrato ao concreto. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí, RS, 2017.

REIS, Ana Queli Mafalda. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como indutor da prática curricular de professores de Matemática a partir da perspectiva de contextualização. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí, RS, 2012.

ROSA, Josélia Euzébio da. Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéricas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch.. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Palavras chaves: Educação Matemática, Contextualização, Concreto e Abstração

Obs.: Este resumo contém 221 palavras